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RECEITAS

Como preencher o relatório mensal de receitas brutas

Utilizado para controlar as receitas brutas, o documento é fundamental para que o empreendedor saiba se o negócio está crescendo no mercado.

O que é?

O Relatório Mensal de Receitas Brutas é um documento que faz o controle das receitas da empresa. Não é exigido que o documento seja entregue a qualquer órgão, mas ele deve ser feito todo mês, devido à fiscalização feita pela Receita Federal.

Este relatório faz um apanhado de todas as vendas que foram feitas durante o mês anterior, incluindo o valor total delas, mesmo que não tenha sido emitida nota fiscal no ato da compra. Ao preencher o documento, o empreendedor poderá verificar como está ocorrendo a movimentação bruta da micro empresa no mercado, durante o mês. Por isso, é importante o preenchimento do mesmo para se ter uma noção do crescimento da empresa.

Mesmo quando não há venda durante o mês anterior, o empreendedor deve preencher o relatório, informando que houve R$ 0,00 de receita bruta.

O Relatório Mensal de Receita Bruta está disponível no Portal do Empreendedor.

Passo a passo

Veja os passos que devem ser seguidos para o preenchimento do Relatório:

  • Logo na primeira linha deve-se informar o total das receitas sem nota fiscal da empresa;

  • Na segunda linha o empreendedor insere o total das vendas ou serviços prestados com notas fiscais;

  • Já na terceira linha o empreendedor soma os valores das duas primeiras linhas e informar o total da receita mensal;

  • Se a atividade da sua empresa for “Comércio” (revenda de mercadorias obtidas de outras empresas), os campos preenchidos devem ser: I, II e III;

  • Se a atividade da sua empresa for “Indústria” (mercadoria produzida por você mesmo), os campos preenchidos serão: IV, V e VI;

  • Se a sua área for prestação de “Serviços”, preencha os campos VII, VIII e IX;

  • Caso você tenha duas ou mais atividades preencha os campos de cada atividade, somar e apresentar seus resultados na última linha do formulário;

  • Ao final do formulário do relatório, no campo X, insira o valor total das atividades.

  • Por fim, o relatório é concluído com data e assinatura. Se faz necessário anexar as notas fiscais das vendas e serviços, além dos comprovantes das compras (mercadorias ou serviços) realizadas durante o mês.

Veja também Como fazer o acompanhamento contábil do seu negócio no Portal Sebrae.

Por Maikon Richardson

Especialista em Gestão de Pequenos Negócios

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