FERRAMENTA DE DECISÃO

Radar Sebrae de Oportunidades

Em meio aos grandes avanços endossados pelo Sebrae surge o Radar de Oportunidades, ferramenta útil e inovadora que vem para auxiliar os seus usuários.

Contexto e criação

O Radar de Negócios Sebrae vem para atender a necessidade de abertura de negócio, ele traz um grande potencial para quem quer fazer um investimento e, às vezes, não tem informações a respeito de dados como: concorrência e a situação de mercado do lugar. 

 

Essas informações de inteligência funcionam com a geolocalização dos bairros aqui da cidade e das outras cidades, no momento o Radar conta com informações de Maceió, Arapiraca e Penedo.

Ele (Radar) vai fazer uma análise multitarefas. Vai analisar o perfil do investimento naquele local, se já teve taxa de mortalidade naquele tipo de empresa, qual é a renda etc., além, também, de fazer um levantamento dos dados socioeconômicos e financeiros da região.

Vale ressaltar que entre vários motivos que propiciaram a implementação do Radar, o principal deles é a taxa de mortalidade das empresas, que, 30% delas acabam fechando com até dois anos de abertura.

Portanto, muitos não pesquisam sobre concorrência, como é que é a situação do mercado, acabam abrindo sua empresa em qualquer lugar, iniciam todo tipo de empresa que, às vezes, não é o perfil daquele local de abertura, por isso o Radar veio com intuito de minimizar esses impactos e ajudar o empreendedor a ter uma melhor escolha na hora de abrir o seu negócio.

Vantagens

Em meio a várias vantagens ofertadas, o Radar dá 4 opções de busca para os usuários, em relação ao público que irá consumir os produtos ofertados pela futura empresa.

Opções de busca

  • Cliente de alta renda perto da concorrência;
  • Cliente de alta renda distante da concorrência;
  • Cliente popular (baixa renda) perto da concorrência;
  • Cliente popular (baixa renda) distante da concorrência.

Além dessas opções, o portal dá a opção de fazer o seu próprio perfil, para que você faça o filtro, ou seja, se não quiser nenhuma dessas opções para seguir o perfil de onde você quer, basta preencher e fazer a combinação necessária para ver onde se encaixa a situação da empresa.

Não somente isso, mas também, o usuário terá um relatório de inteligência, que vai informar todas as empresas que existem na região, o perfil do público, o número de pessoas que trabalhando naquela área, empresas complementares ao seu negócio, o perfil sociodemográfico (se é classe A, B, C ou D), junto a isso, o Radar também fornece um mapa de calor, onde são as ruas que têm a maior movimentação.

Em meio a todas vantagens supracitadas, muda muita coisa para aqueles que querem empreender, pois o Radar traz informações que os empreendedores não têm em mãos.

Como gestor do projeto no Sebrae em Alagoas, acho que a implantação do Radar muda tudo, altera o perfil, desperta um novo olhar que os usuários terão, além de funcionalidades que eles não têm, enfim, acesso é gratuito e todas aquelas informações mencionadas anteriormente serão acessadas com facilidade.

Em minha opinião, o principal são as informações antes de iniciar o empreendimento, que anteriormente os usuários do Radar não tinham.

O Sebrae fornece as condições e por meio delas os clientes estarão com a ferramenta e os artifícios que poderão propiciar essas informações, mas é o próprio usuário/cliente que vai decidir onde colocar o seu negócio.

Funcionalidade e ajuda

A informação de grande valia para o orçamento dos usuários: o site é gratuito.

Além disso ele (Radar) acessa e tem várias informações básicas tanto no site quanto no app, entretanto, para ter acesso às ferramentas mais específicas, como o relatório de inteligência (mencionado na seção anterior), o usuário vai ter que fazer o login, esse que pode ser pelo Facebook ou pelo Google+, mas, se o cliente preferir, poderá criar o seu próprio cadastro e senha com o seu e-mail e, posteriormente, acessar o conteúdo desejado.

A partir do login ele terá acesso e poderá fazer o que quiser dentro das possibilidades do ambiente virtual do Radar.

 

Mas, se houver uma dúvida na utilização da plataforma?

No próprio site do Radar existe um chat mediado por inteligência artificial, que o cliente pergunta e ele mesmo vai alcançando as informações.

Essa inteligência artificial já está sendo usada, além dela, o usuário poderá vir ao Sebrae, caso queira, e também terá acesso às informações que desejar.

Porém, por ser uma ferramenta que é on-line, o Radar visa a praticidade, por isso o acesso ao conteúdo da plataforma pode ser feito em casa, até mesmo por meio de um smartphone.

Radar e o Mercado

O Radar faz uma consulta de mercado por meio da análise multicritério que ele tem. Em meio às análises feitas pelo Radar, quero destacar um exemplo no tocante às “Empresas Complementares”.

Exemplo:

Um cidadão vai abrir uma loja que vende apenas calçados, mas naquela região que ele vai abrir o negócio existem empresas complementares que vendem acessórios que podem ser usados em conjunto com os calçados, aquela pessoa que compra aquele tipo de artigo e também compra daquele outro.

Para que essas situações se consolidem positivamente o Radar faz uma análise de mercado das empresas complementares.

Em relação ao mercado no geral, a grande melhoria que o Radar traz é a abertura de negócios com mais assertividade para o empreendedor, ou seja, ele vai ter a opção de saber, mediante as consultas via Radar, onde melhor instaurar e gerir a sua empresa.

Por fim, vale ressaltar que o mais importante no Radar é a divulgação de concorrentes na região e o perfil de consumo, às vezes existem empresas que precisam ter a concorrência por perto, porque sabe que aquele movimento atrai clientes e os clientes já estão acostumados com aquele perfil de consumo, e têm outras que querem abrir longe da concorrência, então ele dá as duas opções, então, acho que isso será um diferencial no momento de criação e consolidação da empresa.

Você pode ter acesso ao Radar através do site, ou fazendo o download do aplicativo para o seu smartphone Androidem breve estará disponível também para IOS.

Quero conhecer o Radar Sebrae

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: