Como o Sebrae atua no Varejo de Materiais de Construção

O mercado

As lojas de material de construção representam o terceiro maior segmento do varejo em número de empresas, constituído por quase 270 mil pequenas lojas em todo o Brasil. Por isso, o Sebrae tem dedicado especial atenção à elas, atuando por meio de atendimento presencial ou online, oferecendo informações, orientações, cursos e consultorias. Tudo isso, instrumentado por estudos, pesquisas e soluções especializadas.

Após uma forte expansão do consumo familiar na última década, em razão da elevação da renda e da facilitação do crédito para melhoria habitacional, atualmente, toda cadeia da construção civil está sendo bastante impactada pela crise. Hoje, o varejo de material de construção entrou em nova fase após a desaceleração da economia do país a partir de 2014.

O segmento de materiais de construção, que é fortemente dependente do desempenho da economia, é um dos segmentos mais atingidos pela desaceleração. Muito embora a retração no mercado imobiliário e na indústria da construção civil favoreça a reforma em imóveis usados, o ambiente atual é bastante competitivo e tem exigido cada vez mais gestão empresarial.

As grandes lojas de material de construção, também conhecidos como "Home Center", conseguem obter melhores preços e oferecer melhores condições de pagamentos aos clientes, devido ao seu grande poder de barganha. Com grande investimento em publicidade e promoções de itens isolados, estas lojas conseguem atrair muitos clientes e podem ser consideradas concorrentes diretos, pois agregam em um único lugar do básico à decoração.

Para driblar os impactos desta crise e os grandes concorrentes, as lojas do varejo de material de construção deverão adequar toda a sua estratégia de negócio, já que, talvez por alguns anos, o setor poderá ter evolução muito baixa ou mesmo negativa.

O dono de um pequeno negócio precisa atrair os clientes situados em suas imediações e mostrar que aliado ao atendimento personalizado, seus preços também podem ser mais competitivos e agregar mais valor a esse cliente, por meio de parcerias com a indústria.

O Sebrae estimula a competitividade e apoia o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios de comércio e serviços do varejo de materiais de construção, que estão dentro da cadeia de valor Casa e Construção.

O que temos para você

Ideias de negócio

Ficou interessado no varejo de construção civil? Conheça mais os tipos de loja que fornecem para o ramo e descubra uma que possa se encaixar no seu perfil.

Curso EAD

Através da Educação a Distância, o Sebrae disponibiliza cursos que ajudam empresários e profissionais do ramo de rvarejo de construção a melhorar sua atuação e alcançar sucesso nos negócios. Conheça as soluções: