Mercado e Vendas
Franquia é um bom negócio?
Aqui você pode obter informações para entender se está no momento de ser um franqueado.

Abrir uma franquia é algo que exige, antes de tudo, planejamento. O primeiro passo é pesquisar o segmento de mercado no qual atuar e identificar as marcas com que você mais se identifica e que estejam dentro da sua faixa de investimento.

Em seguida, é preciso entrar em contato com essas marcas. É muito comum haver nos sites das franqueadoras uma página voltada para isso, com campo de pré-cadastro.

A franqueadora pode solicitar mais informações a seu respeito, para avaliar sua aptidão para os negócios e sua condição financeira. Nesta etapa, pode ser que a marca abra um processo seletivo, que exigirá seus conhecimentos técnicos em empreendedorismo e gestão.

Aceito o pedido para abertura de franquia, deve ser feito estudo para saber o melhor local de abertura do negócio, treinamento da equipe, formalização do contrato, instalação dos equipamentos e inauguração do ponto de venda.

Uma dica é conversar com franqueados para saber como é o dia a dia da operação e como o franqueador se relaciona com eles.  

O mercado de franquias está de olho nos aposentados. Certas franquias inclusive tem preferência por ter esse público como franqueados já que essas pessoas têm experiência profissional, podem trabalhar naquilo que gostam, num modelo de negócio previamente testado. Também não será necessário realizar pesquisas de mercado ou planos de marketing já que todo esse suporte será dado pelo franqueador.

Abaixo, você pode saber mais sobre o sistema de franchising e entender o papel do franqueado e do franqueador.


O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora