Mercado e Vendas
As tendências de mercado que estão surgindo com a crise
Conheça alguns dos novos hábitos de consumo e saiba o que a sua empresa deve fazer para atender as necessidades dos clientes.
  • Novo normal
  • Mercados em alta
  • Saiba mais

A pandemia de Covid-19 provocou grandes mudanças na vida de boa parte da população. Com a adoção do isolamento social como medida de prevenção à doença, as pessoas passaram a adotar novos hábitos, que têm tudo para impactar em longo prazo as empresas dos mais variados setores.

As mudanças de comportamento aceleraram algumas tendências, mas também criaram muitas outras. Por isso, é importante que os empresários saibam que, mesmo no depois da pandemia, vão se deparar com novas formas de consumo e que cabe a eles estudar e adaptar suas estratégias para continuar no mercado.

Para você entender o que tem gerado interesse nas pessoas, separamos algumas tendências que vão ditar as regras de consumo no futuro.

Novo normal

Tendências pouco óbvias

Fundador da Non-Obvious Agency, Rohit Bhargava aponta alguns caminhos que julga serem relevantes de agora em diante, como humanizar as marcas e ter uma maior preocupação ambiental.

Nós separamos as tendências que já estão ganhando força com a pandemia de acordo com o especialista. Acesse e saiba mais.

Locavorismo

Essa palavra pode parecer estranha à primeira vista, mas não é nada mais que a valorização do comércio local. O hábito de comprar produtos apenas de comerciantes ou produtores da região tem ajudado bastante os pequenos negócios a sobreviver à crise.

E nós fizemos um conteúdo especial sobre o assunto. Acesse e entenda como pode faturar com essa tendência.

Mercados em alta

Há também os modelos de negócio que já não podem ser mais nem considerados tendências. Afinal, eles já tinham algum destaque antes mesmo da pandemia e continuaram a crescer com a quarentena. É o caso do delivery, modelo de venda adotado por muitos restaurantes e que possivelmente continuará em alta.

Nós separamos para você uma lista com alguns mercados e modelos de negócio em alta na crise do coronavírus. Veja aqui quais são.


O Turismo é um dos segmentos mais afetados pela crise do coronavírus. Afinal, as pessoas não se sentem seguras para viajar por enquanto e, quando a situação melhorar, os turistas terão outro tipo de comportamento. A segurança sanitária, por exemplo, deve ser um fator de peso na hora de escolher o destino.

E, para não deixar dono de negócio no setor a ver navios, separamos alguns conteúdos que vão ajudar na hora de fazer novos planos para receber os turistas.

Mas e os outros segmentos, será que não foi identificada nenhuma tendência? Nós conversamos com vários especialistas no assunto e separamos três vídeos para você ficar por dentro de novidades no mundo da moda, da beleza e dos pets.

Como seu negócio está tratando a transformação digital do negócio? O mundo está mudando num ritmo hiper acelerado, por causa das tecnologias digitais, e os negócios que se adaptarem melhor neste cenário terão mais chances de destaque no mercado. Aqui, você vai conhecer termos essenciais da Transformação Digital que o mundo está vivendo:

Saiba mais


O conteúdo foi útil para você?

Conteúdo relacionado

Fale com o Sebrae

Converse online, por chat ou email, com os técnicos do Sebrae
para tirar dúvidas e receber orientações sobre o seu negócio.
É gratuito!

Converse agora