Sebrae: entre em contato, fale conosco | Sebrae
ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí

Como podemos te ajudar?


Você também pode acessar pelos tópicos abaixo:
  • Como falo com o Sebrae?
    • Quero ajuda do Sebrae

      O Sebrae está sempre à disposição para te ajudar, por isso, disponibiliza alguns canais de atendimento com equipes sempre prontas para esclarecer todas as suas dúvidas. Se precisar de uma orientação, entre em contato por meio da nossa ferramenta Fale com o Especialista ou por meio da nossa Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800.

      Quer ir até o Sebrae? Para ter um atendimento presencial, é simples: vá até o final desta página e selecione a sua cidade para ver onde encontrar o Sebrae mais próximo

       

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
  • Estou com problemas de acesso
    • Minha data de nascimento não confere

      Primeiramente, verifique se a sua data de nascimento foi preenchida corretamente, desta forma: dd/mm/aaaa. Se o erro continuar, clique em "não", na pergunta "Resolveu o seu problema?", e preencha o formulário com os dados corretos. Com a nova informação, verificaremos a nossa base de dados para solucionar a sua questão.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Esqueci minha senha. Como consigo uma nova?

      Para obter uma nova senha, é simples:

      - Clique em "Esqueci minha senha" para receber o link de redefinição no seu e-mail. Lembre-se de verificar a sua caixa de Spam, pois a mensagem pode chegar lá.
      - Acesse o link e escolha uma nova senha de acesso.
      Caso não receba o e-mail do Sebrae, basta clicar em "não", na pergunta "Resolveu o seu problema?", e preencher o formulário relatando o problema. Vamos passar as orientações necessárias para resolver a sua questão e enviar um novo link.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Não consigo concluir o cadastro.

      Verifique se os seus dados estão corretos e se todos os campos estão preenchidos. Lembre-se de que, para finalizar o seu cadastro, é obrigatório completar todos os campos. Se o problema ainda persistir, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário mencionando a sua dificuldade, para ajudarmos a finalizar o cadastro com sucesso.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Não consigo criar uma senha de acesso.

      Por questões de segurança, nós, do Sebrae, não podemos criar uma senha por você. Mas elaboramos alguns critérios que deve seguir para tornar o seu acesso mais seguro:
      - Ter no mínimo seis caracteres.
      - Não conter o nome do usuário.
      - Não conter espaços em branco (ex.: 000 xxx).
      - Para sua proteção, procure combinar letras e números para aumentar a segurança.

      Se, mesmo assim, ainda tiver dificuldades, clique em "não", na pergunta "Resolveu o seu problema?", e preencha o formulário relatando a sua questão para que ajudarmos a resolvê-la.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Solicitei uma nova senha, mas ela foi enviada para um e-mail que não tenho mais acesso. O que devo fazer?

      Para alterarmos o seu cadastro, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário informando o seu e-mail correto. Em seguida, você receberá um link para redefinição da sua senha. Lembre-se de verificar também a sua caixa de Spam, pois pode ser que nosso e-mail chegue por lá.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Tento realizar o cadastro, mas aparece a mensagem que meu CPF já está cadastrado. O que devo fazer?

      Isso acontece porque, em algum momento, você já recebeu atendimento do Sebrae e seus dados estão cadastrados na instituição.

      Para resolver o problema, basta seguir os passos abaixo:
      - Clique em Esqueci minha senha para receber o link de redefinição no seu e-mail.
      - Agora é só escolher uma nova senha de acesso.
      - Lembre-se de verificar a sua caixa de Spam, pois pode ser que a nossa mensagem chegue por lá.

      Se não conseguir resolver o problema, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário relatando a sua dificuldade.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • O link para confirmação de cadastro não chegou no meu e-mail.

      Não se preocupe, mesmo que não tenha recebido nosso e-mail, seu cadastro está confirmado e você já faz parte da comunidade Sebrae. Faça seu login e comece agora a aproveitar todos os conteúdos, informações e dicas que elaboramos especialmente para o empreendedor.

      Se tiver alguma dificuldade de acesso ou dúvida, clique em "não", na pergunta "Resolveu o seu problema?" e preencha o formulário relatando o ocorrido para que possamos auxiliar no que for necessário.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Não consigo preencher o CEP da minha cidade.

      Nesse caso, tente inserir o CEP geral da sua cidade. Nosso sistema aceita essa opção de preenchimento para finalizar o seu cadastro. Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Eu me desvinculei da minha empresa sem querer. O que eu faço agora?

      Não se preocupe, as informações já estão salvas. Para vincular a empresa novamente, é só clicar em "Adicionar Empresa no Meu Perfil" e digitar o CNPJ.

      Se não resolver dessa forma, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário explicando a sua dificuldade que vamos orientá-lo para a melhor solução.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Como cadastro meu CNPJ no meu perfil?

      Para cadastrar a sua empresa, é muito simples, basta seguir os passos abaixo:

      - Efetue o login no Portal Sebrae.
      - Na parte esquerda da tela, clique em “Meu perfil”.
      - Clique em “+ Adicionar empresa” na parte superior direita da tela.
      - Preencha os dados e clique em “Salvar”.

      Pronto, sua empresa estará cadastrada no seu perfil.

      Se tiver alguma dificuldade, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário com suas dúvidas para que possamos orientar com a solução mais adequada.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
  • Tenho dúvidas sobre MEI
    • Como posso alterar meus dados cadastrais de Microempreendedor Individual?

      Você pode fazer as seguintes alterações de informação cadastral:

      - Alterar o título do estabelecimento (Nome fantasia).
      - Excluir o título do estabelecimento (Nome fantasia).
      - Alterar o endereço entre municípios do mesmo estado.
      - Alterar o endereço entre estados.
      - Alterar o endereço em um mesmo município.
      - Alterar o número de telefone.
      - Alterar o endereço de e-mail.
      - Excluir o endereço de e-mail.
      - Alterar as atividades econômicas (principal e secundárias).
      - Alterar o capital social.
      - Alterar a forma de atuação.
      - Fazer pedido de baixa.

      Importante:
      Você pode realizar, no máximo, oito mudanças de uma única vez no formulário de Alteração de Dados Cadastrais do MEI no Portal do Empreendedor. Caso necessário, faça as alterações em mais de uma etapa.

      Roteiro para alterar os dados cadastrais no Portal do Empreendedor.

    • O que é Microempreendedor Individual (MEI)?

      MEI significa Microempreendedor Individual, ou seja, um profissional autônomo, que trabalha por conta própria. Quando você se cadastra como um, passa a ter CNPJ, isto é, pode exercer uma atividade econômica empresarial, tem facilidades com a abertura de conta bancária, com pedidos de empréstimos e com a emissão de notas fiscais, além de ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica.

      Para ser MEI, é necessário:
      - Faturar no máximo R$ 81 mil por ano (em média R$ 6.750 por mês).
      - Não ter participação em outra empresa como sócio nem titular.
      - Ter até um empregado.

      Para saber mais sobre o MEI, acesse aqui.

       

    • Estou com problemas para me inscrever como MEI. Como podem me ajudar?

      Para se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), é necessário ter feito o cadastro no site do Brasil Cidadão e ter se formalizado pelo site do Portal do Empreendedor.

      Para acessar o site do Brasil Cidadão, clique aqui.
      Para acessar o site do Portal do Empreendedor, clique aqui.

      Caso tenha alguma dificuldade com essas duas páginas, entre em contato com o Fale Conosco dos respectivos sites, reportando o seu problema.

      Para informações sobre como ser MEI e outras, além de cursos online gratuitos, clique aqui.

      Se precisar de mais alguma orientação, entre em contato por meio da nossa ferramenta Fale com o Especialista ou ligue para a nossa Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800. Caso necessite de um atendimento presencial, vá até o final desta página e selecione sua cidade para encontrar o Sebrae mais próximo.

       

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Estou com problemas para baixar o emissor de NF-e. O que devo fazer?

      Com a substituição da versão 3.10 pela 4.0.1 do emissor de Nota Fiscal eletrônica do Sebrae, você precisará fazer um novo download.

      Para isso, acesse: http://emissores.sebraesp.com.br e siga o passo a passo disponível no começo da página, com todas as informações de instalação.

      Observações:

      - É recomendado que sejam utilizados os sistemas operacionais Windows 7, 8 ou 10. O Java do seu computador deve estar atualizado e com o endereço "http://emissores.sebrae.com.br" inserido na lista de exceções.
      - Caso tenha dúvidas sobre como vincular o certificado digital, veja o vídeo: https://youtu.be/ShuIYYQvmso.

      Se ainda tiver dúvidas, clique em “não” na pergunta “Resolveu o seu problema?” e preencha o formulário relatando as suas dificuldades para que possamos orientar com a melhor solução.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
  • Tenho dúvidas sobre os cursos online
    • Como imprimir certificado de curso online?

      Para imprimir seu certificado, é simples:

      - Acesse seu perfil no Portal do Sebrae e clique aqui para ir até a página de login e entrar no seu perfil.
      - Na parte superior direita da página, há um banner chamado “Certificado Cursos Online”. Clique no ícone “Baixe aqui” e insira novamente seu CPF e sua senha do portal.
      - Você será redirecionado para nosso ambiente virtual de aprendizagem. Na parte superior esquerda da tela, clique no ícone “Meus certificados” e escolha qual deseja imprimir.

      Você também pode acessar diretamente o ambiente virtual de aprendizagem:
      - Clique aqui para fazer seu login e, em seguida, no ícone "Meus certificados".
      - Agora basta escolher qual deles deseja imprimir.

      Lembramos que, para conseguir imprimir seu certificado, é necessário ter 100% de acesso no curso e participar da pesquisa de satisfação.

      Sempre que precisar tirar dúvidas sobre algo relacionado aos cursos online, entre em contato diretamente com a Central de Ajuda, via chat ou pelo telefone (61) 3771-2450. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
    • Onde posso tirar dúvidas sobre os cursos online?

      Para ter informações sobre os cursos que o Sebrae disponibiliza, basta clicar aqui. Os cursos online são gratuitos e feitos especialmente para atender às necessidades do empreendedor. Todos eles têm certificado de conclusão, que podem ser impressos, desde que você tenha 100% de aproveitamento do curso e participado da pesquisa de satisfação.

      Você também pode receber atendimento da Central de Ajuda do EaD via chat ou pelo telefone (61) 3771-2450. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

      Resolveu o seu problema? Sim Não
      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.
      *Campos obrigatórios
Entre em contato

Sebrae no seu estado

Se você deseja enviar sugestões, denúncias, elogios, reclamações, entre em contato com a ouvidoria: Fale com a ouvidoria