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Wed Jul 29 10:12:16 GMT-03:00 2020
Mercado e Vendas
Veja quais setores serão mais afetados pela crise
Criamos algumas dicas para que os donos de pequenos negócios possam se preparar para enfrentar os impactos na economia.

Construção civil, alimentação fora do lar, moda e varejo tradicional são alguns dos setores mais impactados pela pandemia do Covid-19 no Brasil.

Nós, do Sebrae, realizamos um mapeamento que mostra que, além desses, outros 10 segmentos estão entre os mais afetados e totalizam mais de 12,3 milhões de negócios, que respondem por mais de 21,5 milhões de empregos. O total de pessoas empregadas nas pequenas empresas é de 46,6 milhões.

Os serviços educacionais, de logística, de transporte e de tecnologia também estão com o alerta ligado e preocupam por movimentarem, juntos, uma massa salarial anual superior a R$ 238 bilhões.

Para poder contribuir com a redução do impacto econômico da doença sobre as micro e pequenas empresas, separamos dicas rápidas direcionadas para os donos de negócios dos segmentos mais afetados poderem começar a se preparar.

Alimentação fora do lar

  • Reforce a importância de seguir os procedimentos de higiene na cozinha, no salão e no escritório.
  • Reduza em 1/3 a quantidade de mesas e estabeleça uma distância entre de dois metros entre elas.
  • Aumente a prática da entrega direta por delivery ou incentive o consumidor a encomendar e buscar no restaurante (“grab and go”).
  • Negocie com aplicativos de delivery a redução da cobrança de taxa.
  • Busque fontes alternativas de suprimentos, com diversificação de fornecedores, preferencialmente locais.
  • Verifique o modal de transporte para reduzir o tempo de reposição.
  • Preste atenção no prolongamento dos prazos de entrega para avaliar o desempenho e a capacidade de acordo com as promessas do fornecedor e entrega ao cliente.

Beleza

  • Intensifique a higienização diária. Limpe periodicamente todas as superfícies com álcool em gel 70%: maçanetas, balcão, recepção, bancadas, cadeiras (inclusive braços) e lavatório.
  • Ofereça álcool em gel 70% para todos os clientes na entrada do estabelecimento e a todos os parceiros e colaboradores.
  • Reforce a importância da troca de toalhas e capas a cada cliente.
  • Reforce a obrigatoriedade de uso da autoclave para os perfurocortantes, abrindo a embalagem na frente do cliente.
  • Aumente as distâncias entre as cadeiras e lavatórios para pelo menos 1,5m.
  • Divulgue nas redes sociais que o ambiente segue todas as medidas de contenção da propagação do Covid-19.
  • Não faça demissões neste primeiro momento para não perder empregados já preparados e não assumir mais custos. Se for necessário, antecipar as férias pode ser uma alternativa.
  • Promova a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos.

Feiras livres

  • Faça um planejamento emergencial, de modo que possa trabalhar com delivery, mesmo que de forma temporária.
  • Planeje com seus fornecedores alternativas de abastecimento no caso da paralisação das atividades dos centros de abastecimento.
  • Adote uma política de atendimento direto ao cliente via telefone ou WhatsApp.

Indústria de eletroeletrônicos

  • Identifique potenciais fornecedores nacionais que poderiam substituir insumos importados
  • Determine os insumos realmente críticos (volume de acordo com a necessidade de médio prazo), entenda os riscos dos fornecedores diretos e subcontratados.

Logística e transporte

  • Limpe e desinfete seu veículo. Preste atenção especial às superfícies com as quais você e os usuários entram em contato frequentemente (especialmente importante para motoristas de transporte individual).
  • Mantenha as janelas do automóvel abertas para fazer o ar circular melhor.

Moda – Indústria e varejo

  • Aumente a ventilação natural do espaço de produção. Caso tenha que usar ar-condicionado, verifique se os filtros se encontram limpos.
  • Priorize os fornecedores locais para evitar falta ou atraso de entrega.

Serviços educacionais

  • Substituição excepcional das aulas presenciais por virtuais, tendo como apoio o uso de ferramentas tecnológicas. Sugere-se, inclusive, que esta opção de atendimento ao aluno seja contabilizada como atividade letiva.
  • Para as escolas que não têm plataforma de ensino a distância, deve-se analisar a possibilidade de uso em caráter emergencial.
  • Adiar eventos extracurriculares, como feiras culturais, gincanas ou torneios desportivos.

Turismo

  • Aproveitar o momento de baixa para fazer melhorias na infraestrutura.
  • Definir política de cancelamento e adiamento das reservas dos serviços.
  • Definir e implementar comunicação com clientes e fornecedores.
  • Comunicar ao cliente para adiar a viagem, e não a cancelar.

Economia criativa

  • Fazer distribuição de conteúdo via serviços de streaming.
  • Transformar eventos presenciais em transmissões online, alinhadas ao movimento dos MOOCS (Massive Open Online Courses).
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