GESTÃO DE PRODUTO (INOVAÇÃO)

Veja como artesanato aliado ao design desenvolve excelentes produtos

O artesanato, aliado às técnicas de design, pode criar produtos úteis e bonitos, além de mudar a vida de pessoas do campo, como no projeto Tranças da Terra.

O que é artesanato?
  • Projeto Tranças da Terra

Uma técnica manual usada para produzir e confeccionar objetos a partir de matéria-prima natural.

Processo de criação

O processo de criação de um novo produto ou da inovação de um já existente, em decorrência das necessidades do mercado, é uma atividade complexa que pede a colaboração de profissionais experientes e comprometidos. A parceria entre esses profissionais e os artesãos – respeitando sempre a imaginação, a cultura, o local e a origem dos artesãos, somando seu talento e capacidade criativa aos procedimentos técnicos, gerenciais, comerciais e financeiros – podem gerar ótimos frutos, como:

  • Novas linhas de produtos com uma estética mais despojada e depurada, dirigida a um mercado consumidor de maior poder aquisitivo, como alternativa para valorizar os produtos e aumentar sua produção.
  • Assim, a produção torna-se mais ágil e competitiva, adequando-se às novas exigências do mercado, tanto do ponto de vista da qualidade quanto da técnica, mantendo as características e os valores tradicionais de cada núcleo artesanal.
  • Pode-se citar, por exemplo, a aproximação entre design e artesanato no desafio de melhorar a produção e a vida do artesão, ampliando os horizontes do fazer artesanal, sem perder a perspectiva de sua história.
  • Destacam-se também o estudo e a pesquisa das bases do produto, o acesso às novas tecnologias para o aperfeiçoamento da maneira de fazer, o que envolve conhecimentos, máquinas, equipamentos e processos de produção.

Projeto Tranças da Terra
  • O que é artesanato?

Um exemplo de artesanato sustentável e dessa aliança com o design é o projeto Tranças da Terra, da região centro-oeste de Santa Catarina, que tem como objetivo o resgate cultural do artesanato feito com tranças de palha de trigo, tradicional dos imigrantes italianos. Para acompanhar as tendências de mercado e, assim, viabilizar o artesanato, o projeto conta com uma equipe de designers, que desenvolveu quatro coleções de produtos.

A inovação no trançado da palha de trigo da Coleção Flores fez a Associação Tranças da Terra entrar com um pedido no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para chegar à qualidade exigida por essa coleção, designers e artesãos passaram um ano aperfeiçoando a técnica.

Formada em dezembro de 2005, o projeto utiliza apenas trigo orgânico e tinturas naturais nas peças, tornando os produtos ecologicamente corretos.

Confira no vídeo abaixo:

Uma equipe de 60 famílias faz parte da associação. A palha de trigo utilizada é produzida por agricultores familiares da região e também participantes do projeto, capacitados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e Santa Catarina (Epagri). Dessa forma, o projeto procura reduzir um dos problemas comuns à região: o êxodo rural.

A matéria-prima utilizada é acompanhada por técnicos, que, além de ter como base pesquisas para melhoramento do plantio, acompanham os produtores, auxiliando-os em todas as etapas.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: