LOGÍSTICA

Como transportar móveis corretamente

O correto carregamento e manuseio das peças garante a integridade dos produtos.

Ao encomendar um móvel, o cliente espera que ele seja entregue na mais perfeita ordem. Exatamente como ele sonhou - e como a mobília foi projetada. Logo, a entrega é tão importante quanto o projeto e acabamento dos móveis. Neste conteúdo, falaremos sobre a importância do transporte e manuseio corretos desses produtos. Vamos lá?

Embalar o móvel, movimentá-lo e armazená-lo corretamente é tão importante quanto a escolha do meio de transporte para sua entrega.

Meios de transporte

Cada meio apresenta suas vantagens e riscos que devem ser considerados. É preciso ficar atento para as condições das estradas e ruas - que podem apresentar superfícies irregulares, causando vibrações e choques na carga transportada. Os móveis devem estar posicionados de maneira correta na carroceria do caminhão para que esses efeitos sejam minimizados.

Transporte ferroviário

É barato e cobre distâncias maiores, mas apresenta vibrações durante o caminho e os móveis sofrem também problemas com as variações climáticas brasileiras. Não é muito utilizado pelo setor moveleiro por conta da falta de logística no país.

Transporte aquaviário

É bom para vencer longas distâncias porque o transporte é feito por navios e embarcações. Os navios também sofrem vibrações. Quando colocada em porões, a carga terá que suportar variações de temperatura e de umidade, mas já existem porões climatizados.

 Transporte aéreo

Não é muito utilizado pelo setor moveleiro por ter um custo maior. Está sujeito a vibrações, mas na maioria dos aviões-cargueiros existe o controle da temperatura e umidade. 

Transporte rodoviário

É o mais utilizado pelo setor moveleiro e costuma ter um custo benefício razoável.


5 tipos de transportes

1. Modal

A carga é transportada utilizando apenas uma modalidade e único veículo de transporte, com apenas um contrato.

2. Segmentado  

O produto é transportado por diferentes veículos, com uma ou mais modalidades de transporte e contratos distintos.

3. Sucessivo  

Os móveis são transportados por dois ou mais veículos da mesma modalidade de transporte, comumente chamado de baldeação e vários contratos.

4. Combinado

A carga é transportada por diferentes modais de transporte em uma única operação.

5. Intermodal ou multimodal  

O transporte da carga se dá por dois ou mais modais de transporte, por meio de um único contrato. 

 Treinamento contra danos

Sabemos que todo produto está sujeito a avarias ou danos. As avarias em móveis podem ocorrer durante a embalagem, durante sua movimentação no interior da fábrica, no seu trajeto para o caminhão ou durante o transporte. Mas, para evitá-las, é preciso reforçar o treinamento da equipe envolvida no processo de manuseio. O treinamento é indispensável para garantir a integridade do móvel embalado.

Transportadora

É necessário avaliar corretamente a capacidade da empresa transportadora que será contratada e firmar compromisso para manter a qualidade do trabalho. Treinar os responsáveis pelo carregamento dos produtos embalados é importante, também.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: