PREÇO

Saiba como estabelecer a melhor política de preços para o seu negócio

Calcular corretamente os preços pode ser um desafio, mas também é essencial para a saúde financeira dos pequenos negócios.

De maneira resumida, podemos dizer que o preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Além disso, ele precisa cobrir os custos que seu negócio tem e ainda proporcionar lucro.

Essa equação pode até parecer fácil na teoria, mas pequenos empreendedores sabem que, na prática, a conta é bem mais complicada. Além disso, existem casos em que o custo de produção é muito alto e impede um bom lucro.

O administrador do negócio precisa levar em conta o valor que o consumidor está disposto a pagar e os preços praticados no mercado.

 Confira alguns fatores que podem influenciar na sua política de preços:

 1. Posicionamento de marca

O preço pode determinar a forma como o seu negócio se posiciona no mercado. Algumas empresas querem passar uma imagem de que oferecem preços imbatíveis, diminuindo o valor cobrado e apostando na quantidade de clientes.

Outras buscam valorizar os produtos e praticam preços mais altos, considerando que o status é uma ferramenta importante na aquisição de bens e serviços.

2. Objetivos do negócio

Os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos da empresa, sejam eles alcançar um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição ou maximizar os lucros.

3. Preços para novos produtos

Uma empresa também pode fixar preços baixos quando está começando a oferecer determinado produto para que ele se destaque entre os concorrentes. Essa estratégia busca obter uma fatia representativa do mercado de maneira rápida e gerar maior demanda.

No entanto, para os consumidores, é difícil julgar a qualidade de alguns produtos e serviços antes de testá-los. Por isso, o preço baixo pode provocar também o efeito contrário: muitos consumidores em potencial podem acreditar que o produto não é tão bom, devido ao valor pelo qual está sendo oferecido.

No caso de produtos e serviços inovadores, a recomendação geral é definir preços em um nível mais alto e baixá-los gradativamente. Nesse caso, é necessário que o consumidor esteja disposto a pagar um preço alto e que a concorrência não possa entrar rapidamente com produtos similares.

4. Preços flexíveis

Uma política de preços flexível permite à empresa definir preços diferentes de acordo com o perfil de cada comprador. Os preços não são estáticos e podem ser alterados pela prática de descontos e promoções: 

Por fim, ao elaborar a sua política de preços, faça testes com seus clientes, analise as variações nas vendas e controle do volume de vendas. Com essas informações em mãos, seu negócio poderá avaliar qual o preço mais adequado e que tipo de condições você pode oferecer aos seus clientes.

Para saber mais sobre política de preços, conheça os cursos online do Sebrae na área de finanças. E, se necessário, procure a orientação de um especialista nos nossos Canais de Atendimento

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