Wed Sep 11 11:27:50 BRT 2019

Planejamento

Ver segmentos
Retina
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Como abrir seu negócio: bares e restaurantes

Ter um contador, um engenheiro e uma assessoria sobre o setor são alguns itens essenciais.

Requisitos

 

Para montar qualquer tipo de negócio, é necessário formatar um plano de negócio e identificar qual será sua forma de atuação. Em seguida, é necessário que outros profissionais acompanhem o andamento do empreendimento, seja na fase inicial, seja para garantir a manutenção do negócio.

Pra começar, é preciso ter a orientação de um arquiteto e de um engenheiro, já que a construção desse tipo de estabelecimento deve respeitar certas regras.

É também imprescindível ter um bom contador e contar com assessoria de alguém que conheça o setor.

Antes de iniciar a construção ou adaptação do local escolhido, é também necessário apresentar a planta junto à administração municipal.

Segundo o presidente do Conselho de Administração Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Célio Salles, não existe uma relação completa de orientações para os novos empreendedores desse segmento. “Ter um restaurante não tem relação direta com saber cozinhar, por exemplo, mas sim com saber administrar. Tem que ter habilidade de gestão”, declara.

Cuidados

Veja a seguir quais são os cuidados na hora de abrir um bar ou restaurante:

  • O valor máximo de investimento deve ser calculado com base no faturamento previsto. O lucro líquido não pode ser menor do que 4% do investimento no negócio.
  • Avalie os atrativos da região onde pretende instalar o negócio e dê preferência para regiões com grande fluxo de pessoas, como universidades, bancos, grandes empresas e lojas de varejo. Normalmente, esses locais têm grande concentração de estabelecimento do ramo, por isso fique atento à concorrência.
  • Quando for escolher o ponto comercial, é importante checar na prefeitura se o zoneamento do município permite o funcionamento do negócio naquela região. Estabelecimentos do ramo de alimentação precisam de autorização de funcionamento por parte do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
  • Talento na cozinha não é o bastante. O sucesso depende de um conjunto de fatores, como um bom cardápio, atendimento, conforto e preço justo. Fazer um plano de negócios é essencial para reduzir riscos.
  • Para cada tipo de estabelecimento há um público específico. Restaurantes a la carte, por exemplo, normalmente têm pico de movimento no jantar, mas isso não impede seu funcionamento durante o período de almoço. Já os restaurantes que vendem comida por quilo são mais indicados para regiões comercias e de grande fluxo de pessoas.

Como montar

Veja nas Ideias de Negócio do Sebrae como montar seu negócio de bar ou restaurante

 Restaurantes:

Bares:

Conteúdos relacionados