Mon Sep 16 13:53:49 BRT 2019

Empreendedorismo

Retina
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

O que fazer depois de abrir uma empresa

Agora que você se formalizou, é preciso ficar atento aos processos de funcionamento do seu negócio e ajustar metas e objetivos sempre que for necessário.

A vontade de empreender e ter um negócio são o início de uma caminhada que deve ser de muito sucesso, mas que requer cuidado e atenção. Por isso, nós, do Sebrae, oferecemos conteúdo para ajudar você a se preparar bem para essa jornada e também se organizar para superar todos os obstáculos que encontrar pelo caminho.

E existem alguns pontos aos quais é preciso estar atento. Um deles são as competências que você precisa desenvolver para administrar um negócio de sucesso. Para a boa gestão da empresa:

  • Procure sempre obter informações sobre o planejamento e a gestão dos negócios.
  • Promova análise dos seus comportamentos como gestor, visando sempre a perenidade dos negócios.
  • Implante controles básicos de gestão e estruture as áreas da empresa, analisando resultados para tomar as melhores decisões.

Além disso, a decisão de criar uma empresa deve ser acompanhada da elaboração de boas práticas para manter o negócio em pleno funcionamento. Veja a seguir cinco questões que você, como empreendedor, deve ter sempre em mente:

O que eu quero com meu negócio? Saiba qual é a sua estratégia de atuação e esteja sempre pronto para ajustar objetivos, metas e planos de ação.

Quanto custa o meu negócio? Faça constantemente um planejamento financeiro para acompanhar os gastos, conhecer o fluxo de caixa e calcular lucros.

Como meu negócio funciona? É muito importante estabelecer os processos da sua empresa, para saber quais são as atividades que devem ser desenvolvidas e como fazer para desenvolvê-las com excelência.

Quem vai trabalhar? Uma empresa não pode ter todos os processos centralizados em seu dono. É necessário alocar as pessoas certas para desenvolver as atividades.

Para quem vou vender e como? Você precisa conhecer o seu público e o mercado, saber como eles se comportam para atingir o maior número de pessoas possível e driblar a concorrência.

Agora sim, podemos nos aprofundar na sua carreira empreendedora. Veja alguns cursos que você pode fazer para desenvolver as suas habilidades de gestão empresarial, aprendendo a controlar os negócios e a saber o que deve ser mensurado e como analisar os resultados.

Empretec

Amadureça as suas características empreendedoras, aumentando a competitividade e as chances de permanência do seu negócio no mercado. Quer conhecer mais sobre o curso? Clique aqui e acesse.

Planejamento financeiro

O que é o fluxo de caixa e como aplicá-lo no negócio: nas operações do dia a dia de uma empresa, a organização financeira é fundamental. Para isso, o empresário conta com um instrumento básico de planejamento e controle financeiro, denominado fluxo de caixa. Clique aqui para saber mais.

Curso online de gestão financeira: tenha segurança e tranquilidade ao tomar decisões relacionadas às finanças. Clique aqui para se matricular.

Planilhas que facilitam a gestão financeira: conheça várias ferramentas para ajudar  a lidar com caixa, crédito, estoque, preço de venda, passivos e capital de giro. Clique aqui para ter acesso às planilhas.

Organização de processos

Curso online de gestão empresarial integrada: compreenda a sua empresa como organização sistêmica e busque a eficácia empresarial com foco na gestão integrada. Clique aqui para se matricular.

10 dicas para a gestão da qualidade na sua empresa: o foco em qualidade e a adoção de práticas sustentáveis são capazes de conduzir a sua empresa a um novo patamar. Clique aqui e saiba como fazer.

Gestão sustentável dos negócios, como sua empresa pode investir nisso: conheça a cartilha que apresenta conceitos, metodologias e ferramentas para que os pequenos negócios possam atuar com sustentabilidade. Clique aqui para baixar.

Planejamento

Curso online de planejamento estratégico para empreendedores: aprenda a definir uma estratégia clara para o seu negócio e desenvolver uma gestão eficiente para a execução de ideias. Clique aqui para se matricular.

Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio: aprenda o que é o plano de negócio, por que é importante e todos os requisitos necessários para você mesmo criar um na sua empresa. Clique aqui e se aprofunde.

Aprenda a analisar o seu mercado de atuação e planejar ações: e-book ensina a usar a internet para gerar inteligência competitiva em seu negócio, conquistar melhores resultados que a concorrência e fidelizar os consumidores. Clique aqui e baixe agora.

Conteúdo especial

Para finalizar, nós separamos um conteúdo superespecial para você acompanhar o desenvolvimento do seu negócio.

Melhore sua gestão, entenda a importância do diagnóstico empresarial: reflita sobre a administração de seu negócio e entenda bem quais são os quesitos essenciais para o sucesso. Clique aqui e faça o login para saber mais.

Conteúdos relacionados