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Tue Oct 01 16:47:10 GMT-03:00 2019
Pessoas
Descubra o que é turnover e como ele pode afetar a sua empresa
Conheça a importância de um processo seletivo bem feito e de uma boa equipe de trabalho para reduzir a saída de funcionários da sua empresa.
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  • O que é turnover?
  • A importância da equipe
  • Como diminuir o turnover?
  • Material de apoio

O que é turnover?

O turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva. Existem diversos motivos que contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, muitas vezes, a própria insatisfação do funcionário.

Veja abaixo outros fatores que desmotivam o trabalhador a permanecer na equipe:

A importância da equipe

Formar uma boa equipe de trabalho é uma tarefa que exige atenção das empresas. Admitir um candidato com perfil inadequado para o serviço pode causar prejuízos aos negócios. Por outro lado, perder um colaborador é sempre prejudicial para a empresa - em especial quando se trata de bons funcionários.

Os valores gastos pelas empresas com as rescisões costumam variar, mas geram um custo muito alto, podendo chegar até o equivalente a oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo.

Os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção devem ficar atentos à importância da contratação de funcionários para evitar a alta rotatividade, assim como na retenção de talentos na empresa. Logo, é fundamental evitar fatores que causam um alto índice de turnover.

 

Como diminuir o turnover?

O turnover representa resultados negativos aos empresários, que vão precisar lidar com as despesas advindas deste processo.

Porém, esse pode ser um momento de rever a situação da empresa, de tentar identificar onde estão as falhas e até mesmo renovar a equipe de trabalho - capacitando-se para não repetir os mesmos erros. Para tentar diminuir a alternância de funcionários na sua empresa, é importante verificar os índices de rotatividade de pessoal. Isso pode ser feito com a identificação, em nível quantitativo, das contratações e rescisões.

As pesquisas de clima são as mais recomendadas para fazer essa análise, porque com elas torna-se possível avaliar se os funcionários estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento dentro da empresa interferindo em seu desempenho.

Material de apoio

Para aprender mais sobre o assunto turnover, confira os materiais que separamos  para você:

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