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Organização

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GESTÃO DO PROCESSO PRODUTIVO

Gestão de produção: essencial para o crescimento do seu negócio

Um bom planejamento pode auxiliar o empreendedor a alcançar níveis satisfatórios de qualidade, diminuir os custos e aumentar, ainda, a lucratividade da empresa

Funções da gestão

Gerenciar é saber o que fazer e como fazer, de maneira eficiente e barata. É por meio do processo de gestão – sempre seguindo propósitos, princípios e valores pré-estabelecidos – que uma empresa alcança seus objetivos e metas. O planejamento exige alternativas potenciais de ação que satisfaçam os objetivos da empresa. 

 
Você sabe quais são as três funções da gestão?

  • Planejamento
  • Execução e controle
  • Monitoramento

Alternativas de ação

O planejamento exige alternativas potenciais de ação que satisfaçam os objetivos da empresa. É essencial avaliar os meios disponíveis para colocar essas alternativas em prática.

Responsabilidade pelos erros
A execução e o controle envolvem a responsabilidade pelos erros e defeitos, sendo que o reconhecimento e correção desses problemas devem ser realizados pelo supervisor da operação ou, preferencialmente, pelo próprio operador. Portanto, os funcionários devem estar bem informados sobre as técnicas e métodos de controle, para que tenham conhecimento das causas geradoras do defeito e para que possam manter a qualidade dos produtos.

Manutenção e melhoria

Já o monitoramento reúne três procedimentos essenciais que, se implantados no processo produtivo, favorecem a manutenção e a melhoria da qualidade dos produtos.

1. Inspeção na fonte

Uma indústria com “zero defeitos” é uma meta a ser buscada, no entanto, sabe-se que é impossível de ser atingida. Contudo, o papel da gestão é tentar diminuir ao máximo possível o percentual de falhas.

Quando as quantidades e modelos de produtos fabricados aumentam ou variam muito, as informações se tornam excessivas e aumentam as chances de erros. Mais que uma técnica, é preciso uma atitude adequada para assumir um padrão do tipo “faz-verifica”. A inspeção na fonte é uma atitude permanente de “ficar de olho” no processamento, no “como”, ou seja, refere-se ao cuidado com o sujeito e agente (homem ou máquina) e não com o objeto do trabalho.

Em síntese, a inspeção na fonte significa fazer conforme um método padronizado e pré-estabelecido, descrito no roteiro de produção. Com base nele, verifica-se o resultado e, se não for satisfatório, deve-se suspender a produção com erro até encontrar um novo método, mais adequado.

2. Ação corretiva e preventiva

As ações corretivas e preventivas são essenciais para evitar erros e defeitos e devem ser monitoradas formalmente pela direção da empresa. Por mais simples que sejam as operações para a produção de determinado produto, é essencial a definição de critérios e instruções claras sobre a recuperação de componentes ou produtos defeituosos. A partir da análise dos defeitos devem ser estabelecidos métodos para prevenir sua recorrência.


3. Melhoria contínua

Melhoria contínua significa o envolvimento de todas as pessoas da organização na busca constante e sistemática do aperfeiçoamento dos produtos e processos empresariais. O objetivo dessa proposta é melhorar o desempenho dos produtos e processos de trabalho, por meio do aprendizado e da criatividade.

No dia a dia, usa-se o método PDCA (planejar, executar, controlar e agir corretivamente) para manter os padrões e metas estabelecidos. Além disso, a empresa deve almejar constantemente atingir novas metas, para que elas se transformem em novos padrões, em um ciclo contínuo. Quando a organização é receptiva às mudanças, menores são as resistências às melhorias.


Como ter uma equipe disposta a melhorar continuamente?

Separamos algumas ações indispensáveis. Veja só:

  • Descartar ideias fixas e convencionais.
  • Pensar em como fazer e não no porquê não pode ser feito.
  • Questionar práticas atuais que não atendem a seus propósitos, sem apresentar desculpas.
  • Incentivar o “faça imediatamente”, mesmo que seja para atingir 50% dos objetivos, não procurando a perfeição.
  • Se errar, corrija o erro imediatamente.
  • Realizar melhorias com a criatividade e não com gastos em dinheiro. A criatividade surge com a necessidade.
  • Diante de um problema, utilizar a pergunta “por quê?” pelo menos cinco vezes até encontrar a causa.
  • Buscar ouvir o maior número de pessoas. As sugestões de melhoria são infinitas.

Como melhorar sempre?
Cabe ao empreendedor entender a importância de estabelecer desafios constantes para o sistema produtivo. Assim, será possível alcançar níveis melhores de qualidade que terão impactos em todas as dimensões do seu negócio.

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