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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

10 negócios compartilham experiências de crescimento em meio a crise

A história de 10 empresas que abriram as portas para contar as estratégias de crescimento mesmo em tempos difíceis.

Como alguns empreendedores conseguem crescer mesmo em tempos de crise? Alguns ainda dobram o seu faturamento e vão na contramão de qualquer estatística. Como eles conseguem alcançar esses índices e ter um movimento contrário, até mesmo ao da maioria do mercado?

 Muitas estratégias podem incluir a renegociação dos preços com seus fornecedores, a diversificação dos produtos e o investimento em marketing. 


Mas, para além da teoria, que tal aprender com a prática?

BFX
A BFX presta assessoria para outras empresas que desejam exportar seus produtos, principalmente no ramo de autopeças. Os quatro colaboradores pretendem levar a empresa a um novo patamar, com um aumento de 35% no faturamento das exportações. Para a empresa, a alta do dólar aumenta a competitividade dos produtos brasileiros frente à concorrência no mercado internacional. Mas, como a produção para o mercado interno fica ociosa, a ideia é ocupar o espaço vazio atuando de forma mais incisiva no mercado externo.

Clear Clean
É uma rede de microfranquias de serviços de limpeza residencial e comercial. Foi fundada em abril 2013 na volta de uma viagem à Europa - quando um dos fundadores conheceu o serviço. Os serviços da empresa tiveram grande procura já na abertura e, por isso, os sócios Clovis Campos e Douglas Barbosa decidiram franquear o modelo de negócio.

A rede possui cerca de 20 franquias em funcionamento e já ultrapassou o faturamento de 1,3 milhão de reais e pretende, ainda, quadruplicar esta marca. A Clear Clean aproveitou a repercussão causada pela PEC das Domésticas, que gerou oportunidades para empresas do setor de limpeza.

Além disso, apostou em serviços como o de limpeza e impermeabilização de estofados e de carpetes. O investimento necessário para abrir uma franquia Clear Clean é de 25,5 mil a 61 mil reais. O prazo de retorno do investimento é de 12 a 24 meses.

Espetinhos Mimi
A rede conta com, aproximadamente, 70 unidades em funcionamento em mais de 10 estados. Já são 45 anos no mercado de churrascos no palito. Em 2014, o grupo faturou cerca de 70 milhões de reais. Eles têm apostado nas modalidades de franquia - que requerem um investimento menor - como o modelo Express e Empório, que precisam de um investimento de R$35 mil, e o carrinho, com investimento de R$45 mil. A ideia é que esses modelos possam aproveitar grandes eventos, como Rock in Rio. O investimento inicial para abrir uma franquia vai de 30 mil a 350 mil reais, dependendo do modelo escolhido. O prazo de retorno é de, em média, 24 a 26 meses.

Flores Online
Fundada em 1998, a Flores Online carrega a marca de ter o primeiro e-commerce de flores e presentes do país. São cerca de 100 funcionários, com um faturamento que ultrapassa os 40 milhões de reais/ano.. A empresa investe na diversificação de mercados: além das vendas diretas para pessoas físicas, aposta no mercado corporativo, com kits personalizados e exclusivos para empresas em datas comemorativas. Outra nova modalidade é o AdSales, com kits que misturam flores e presentes com itens de marcas como Air Wick e Johnnie Walker.

Innovapharma
Com sede em Goiânia, a multinacional do setor de beleza oferece produtos contra rugas e marcas de expressão. Planeja investir mais de R$ 10 milhões no Brasil para buscar novos mercados, ações de marketing e participação em eventos internacionais.

São cerca de 250 funcionários ativos e crescimento de 48% no faturamento, totalizando cerca de 15 milhões de reais em 2014. Como já está consolidada na dermatologia e na medicina estética, uma das estratégias para crescer é aumentar a participação na cirurgia plástica e entrar em novos mercados - como o da ginecologia (rejuvenescimento íntimo) e da odontologia (preenchimento facial do terço inferior da face), além do lançamento de novos produtos.

Just Digital
Parceira do Google, presta serviços de gestão de informação e conteúdo. São cerca de 60 colaboradores, com um faturamento de 7 milhões de reais em 2014. Aposta na reestruturação de algumas áreas, no estudo de novos produtos para incorporar ao portfólio e em ações de marketing.

Mercadão dos Óculos
É uma franquia de óculos voltada para as classes C e D, que está há 20 anos no mercado. São cerca de 44 unidades abertas com a meta de expansão para 70 unidades. O faturamento, em 2014, foi de 10 milhões de reais - com previsão para triplicar este número. O investimento é no preço justo, na variedade de produtos, no treinamento da equipe de vendas e de marketing segmentado. O investimento inicial da rede é entre R$ 80.000 a R$ 120.000 e o prazo de retorno é de 12 a 24 meses.

Perky
Empresa gaúcha que vende alpargatas em várias várias cidades do país e exporta para a Europa, Ásia e Oceania. Em 2014, o faturamento foi de 11 milhões de reais, um crescimento de quase 300% em relação ao ano anterior e com expectativa de crescimento de 70%. A aposta está na diversificação de produtos, com e-commerce próprio e fábrica de acessórios.

Printi
Gráfica online, criada no Brasil por dois alemães. São cerca de 80 funcionários. O faturamento em 2014 foi de 12 milhões de reais, com a expectativa de dobrar o valor no ano seguinte. Como estratégia de crescimento, a gráfica limitou a variável dos produtos e otimizou seu processo de produção, mantendo os preços competitivos. 

Rapiddo
Plataforma na internet que oferece o serviço de entregas rápidas. Atua nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas. São realizadas cerca de 30 mil entregas por mês. São 50 funcionários que atuam em um modelo com entregadores em nuvem, fazendo com que o cliente seja atendido pelo entregador mais próximo.

Os pedidos e o pagamento são feitos online e o cliente pode acompanhar o pedido em tempo real. Para iniciar seu desenvolvimento, a empresa recebeu aporte de 5 milhões de reais da Movile. Em 2014, o faturamento foi de 1,2 milhão de reais com expectativa de faturar cinco vezes mais no ano seguinte. A aposta está nos preços competitivos e diversificação dos produtos: um aplicativo para ser usado por empresas de entrega foi criado e, também, a possibilidade do serviço ser usado por e-commerces, permitindo uma entrega mais rápida.

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Endeavor Brasil.

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