O processo de venda exige paciência, dinamismo e uma série de habilidades importantes. Mas isso não quer dizer que é preciso ter um dom para ser um ótimo vendedor, as características podem ser aprimoradas com o tempo. O segredo é desenvolver as qualidades certas.

O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e ter suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as suas necessidades e como superar as suas expectativas.

Orientar a equipe para ser rápida e prestativa com o cliente é uma forma de cativar o consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender toda pessoa como “o seu cliente” – aquele a quem deve dar toda a atenção, pois é a razão do seu trabalho e da sua profissão.

Além disso, deve conhecer profundamente todos os detalhes do produto ou serviço oferecido. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja.

As principais caracteristicas do bom vendedor

  • Ter entusiasmo em vender.
  • Manter impecável a apresentação pessoal.
  • Ser persistente.
  • Possuir boa memória.
  • Falar fluente e claramente.
  • Ter ambição.
  • Ter tato.
  • Vestir a camisa da empresa.
  • Manter o autocontrole.
  • Falar a verdade.

Os sete passos fundamentais da boa venda

  • 1) Conhecer a mercadoria.
  • 2) Criar uma abordagem inicial positiva.
  • 3) Descobrir a real necessidade do cliente.
  • 4) Apresentar os benefícios do produto vendido e, somente após isso, apresentar as  características dele.
  • 5) Superar as objeções apresentadas pelo consumidor.
  • 6) Fechar a venda quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente.
  • 7) Realizar venda adicional, alertando o consumidor sobre algo que possível ou eventualmente ele tenha se esquecido de pedir.

Recomendações

O empresário deve desenvolver estratégias e motivar os profissionais de vendas nos seguintes aspectos:

  • Criar uma política de qualidade voltada ao atendimento do cliente e fazer com que segui-la seja uma questão básica para integrar equipe de vendas.
  • Desenvolver ações voltadas para a satisfação dos clientes, como melhorias no ambiente, adaptação às características e gostos pessoais.
  • Treinar constantemente os vendedores, buscando o desenvolvimento profissional.
  • Verificar se o sistema de recrutamento e seleção dos profissionais de vendas é adequado ao produto. Se necessitar, busque auxílio de empresas especializadas.
  • Criar uma equipe duradoura, evitando trocas constantes de vendedores.

  • Verificar continuamente o grau de satisfação e motivação dos vendedores, buscando a causa e as soluções possíveis para melhorar as condições de trabalho.
  • Evitar vendedores despreparados e desqualificados profissionalmente. Se não houver condições de desenvolvê-los, o melhor é buscar outros mais adequados.
  • Estabelecer níveis de autonomia para que os vendedores tenham poder de decisão, evitando que sempre tenham de solicitar apoio da gerência ou do proprietário do negócio para fechar a venda.
  • Condições adequadas de trabalho, em vendas tanto internas (loja) quanto externas (por meio de deslocamento e apresentação para o cliente).
  • Envolver os vendedores nas estratégias e condições de venda. Se as decisões forem tomadas apenas pelo empresário ou pelo gerente, o resultado nunca será tão bom quanto o que pode ser obtido se toda a equipe estiver envolvida nas decisões.
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