O que comprar? Quando comprar? Quanto e onde comprar? Você tem estas dúvidas ou quer saber como responder estas questões de forma cada vez mais clara? Então, você está no lugar certo! Até porque comprar é uma atividade que implica em muitas responsabilidades em qualquer negócio. Como você sabe, é dessa atividade que depende grande parte do sucesso da empresa.

Todo encarregado de compras precisa saber o que comprar. 

Agora, demonstraremos o que deve fazer um comprador para realizar bem a sua tão importante tarefa.

Não vá às compras sem saber:
Responder a cada uma das perguntas, que parecem muito simples, mas que envolvem atenção aos detalhes, estabelecendo a diferença entre comprar bem ou fazer um mau negócio.

Vamos, então, buscar responder a primeira pergunta.

O que comprar?
Todo encarregado de compras precisa saber o que comprar. Existem, basicamente, dois tipos de compras:

  • Compras para simples reposição de estoques: é a aquisição dos produtos, mercadorias e serviços básicos da empresa;
  • Compras de novidades: que são as aquisições de produtos, mercadorias e serviços que estão na moda ou novos lançamentos.

As compras das mercadorias básicas não apresentam nenhuma dificuldade, desde que os artigos adquiridos tenham saída certa. Nesse sistema de compras, basta saber a relação estoque/vendas e conhecer o estoque mínimo desejável. Sabendo disso, você pode elaborar o planejamento das compras, prevendo a época para efetuar os pedidos. Dessa maneira, você há de concordar, fica mais simples comprar.

Ainda assim, quando se trata de comprar artigos de estação, novidades e lançamentos, o comprador precisa prestar muito mais atenção às compras.

Por isso, ele deve estar atento para:

Feiras periódicas
São sempre uma oportunidade de expor suas novidades em grandes espaços antes de chegarem aos revendedores. Por menor que seja sua empresa, o encarregado das compras deve estar atento para esses eventos que ajudam a escolher as novidades.

Publicações especializadas
Seja qual for o seu ramo de atividade, há publicações e meios digitais que divulgam as novidades do mercado. Então, não perca tempo.

Contato permanente com fornecedores
Procure estar constantemente em contato com seus fornecedores, pois eles têm a oportunidade de saber logo, e muitas vezes antes dos concorrentes, quais são as tendências.

Lançamentos
Todo comprador deve estar atento aos locais de lançamentos, mantendo contato com fornecedores, visitando periodicamente as feiras e lendo as publicações especializadas. Afinal de contas, antecipar-se aos concorrentes na compra de novidades é uma boa estratégia de compras.

Quando comprar?

As compras geralmente são realizadas durante todo o ano. Mas essa periodicidade pode variar dependendo do ramo de atividade, do porte, do grau de desenvolvimento gerencial da organização, da localização e do tipo de empresa.

Por isso, é preciso levar em consideração que algumas mercadorias são intensamente influenciadas pela moda. Então, concentre o maior esforço de compras no início das estações ou nos períodos que forem mais específicos para o seu ramo de atividade.

E as compras de coleções de meia estação? Você precisará ficar atento ao mercado. Geralmente elas são reposições das compras das coleções maiores. Mas com o conceito de fast fashion, é sempre bom verificar qual é o momento certo de ir às compras.

Quanto e onde comprar?

É claro que você ainda poderia se fazer essa pergunta, mas essa é uma resposta que você deve ter na ponta da língua.

Que tal continuar explorando?