Nos últimos anos, o segmento de mobiliário de jogos sofreu diversas transformações. Os empresários da Sinuca Jota, que estão há décadas no mercado, perceberam que precisariam inovar para crescer e se destacar.

Sinuca Jota é uma empresa de natureza familiar localizada no interior de Minas Gerais, em Conselheiro Lafaiete. Trata-se de uma empresa com experiência na fabricação de mesas para jogos como snooker, carteado, pingue-pongue e pebolim. Ela também comercializa os mais variados produtos e acessórios relacionados ao tema.

No início das suas atividades, as vendas da Sinuca Jota eram focadas em estabelecimentos comerciais como bares e clubes, pois eram os espaços de diversão mais procurados para esse tipo de lazer. Para esses lugares, um único modelo de mobiliário era o suficiente, como uma mesa de sinuca.

Contudo, com o passar dos anos, a relação das pessoas com o consumo desse tipo de produto mudou. No lugar de ir apenas a bares e clubes a fim de vivenciar a experiência de jogos, as pessoas começaram a desejar esse tipo de móvel em suas residências, condomínios e salões de jogos.

Passou a existir, então, uma demanda por móveis de jogos que pudessem ser integrados ao resto da casa, fazendo parte da decoração. De olho nessa oportunidade, a empresa resolveu investir em design e, para ter apoio nesse desafio, procurou o Sebrae.

Inovação de produtos

Com o atendimento do Sebrae, em parceria com o Senai e o escritório Notus Design, a empresa passou a utilizar o design como diferencial estratégico no desenvolvimento de novos produtos.

A Sinuca Jota passou a investir em máquinas e equipamentos para criar melhores condições de produção e acabamento. Também passou a buscar mais qualidade e sustentabilidade, com o uso correto da matéria-prima, diminuindo e reaproveitando resíduos. Essas ações permitiram um novo posicionamento para a empresa, que pôde oferecer um produto com o design atrelado à decoração dos ambientes.

Com o sucesso, a empresa recebe convites para exposições em feiras, fazendo parcerias com arquitetos e designers de ambientes, ampliando assim os pontos de contato com os clientes e a exposição da marca.

Como resultado do investimento em design, a empresa abriu um novo mercado, agora atendendo ao segmento de ambientes residenciais, por meio de produtos com estética e funcionalidades diferenciadas. Também ampliou o atendimento para a região Sudeste, já que era restrito anteriormente ao estado de Minas Gerais.

Saiba mais

Que tal continuar explorando?