Se você está começando ou já possui um empreendimento qualquer que seja o seu tamanho, é fundamental que se familiarize com um dos principais indicadores do sucesso de qualquer negócio: o faturamento. Podemos dizer que faturamento, é a soma dos valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial. Seja vendendo bens ou prestando serviços a terceiros. A estimativa de faturamento é basicamente uma previsão de receita decorrente das vendas de um determinado produto ou a prestação de serviço de qualquer natureza em determinado período do ano. Ela pode ser feita analisando números anteriores das vendas da empresa e com certeza pode ajudar um planejamento de curto, médio e longo prazo. As estimativas de faturamento podem ser realizadas por métodos diferentes: Projeção baseada no histórico pasado Projeção baseada no mercado; Projeção baseada na margem de contribuição E outras.
Conforme o que consta na Lei de Franquias, é obrigatória a existência de um contrato, onde direitos e deveres da microfranquia e do microfranqueado devem estar explicitados. No contrato constam itens como: Envolvimento do microfranqueado na operação de microfranquia; Taxas a serem pagas; Política territorial; Regras de prazo; Limites; Situações que cevam a eventuais multas ou à rescisão do contrato. Algumas destas informações também estarão na Circular de Oferta de Franquia. Opções Em alguns casos, as franquias optam por realizar um pré-contrato, que tem como objetivo firmar um compromisso com o candidato aprovado, enquanto o novo microfranqueado deverá cumprir algumas obrigações, como a abertura da empresa, por meio de um CNPJ e a busca por um ponto comercial. O pré-contrato possui um prazo que deve ser obedecido pelo microfranqueado, caso contrário o contrato de franquia não será assinado. O pré-contrato de franquia, quando adotado, também pode ser somente assinado após o prazo mínimo de 10 dias a partir da entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF). É recomendado que você peça a ajuda de um advogado para ler o contrato, devido a termos difíceis utilizados no documento. Esta leitura deve ser feita antes de ser assinado o contrato, pelo prazo mínimo de 10 dias, conforme legislação. Confira quais itens do contrato exigem atenção: Prazo do contrato Definido de acordo com o critério de cada franquia, o contrato pode ter duração de até cinco anos. O contrato pode ser renovado de forma automática ou através de manifestação de uma das partes com desejo de renovar o mesmo. Em alguns casos, a renovação requer o pagamento da taxa. Isto é definido pela franquia. Política de preço dos produtos e serviços Estes itens devem vir no contrato com valores e regras de cálculo, que estão relacionados à imagem da marca, à capacidade de venda e à formação de lucros do negócio. Taxas As taxas estão presentes tanto com contrato, quanto na Circular. Veja como estes valores são calculados. Somente a taxa de franquia não possui uma regra para ser calculada. Manuais ou Guias de Orientação Junto ao contrato, os manuais ou guias da microfranquias são entregues para o microfranqueado, para que ele entenda as regras do negócio e esteja ciente delas. Mesmo se tratando de normas, estes guias estão propícios a alterações, que devem ser informadas pela franquia. Marketing da rede Primeiro, saiba que existe um fundo que mantém o marketing da rede, este fundo é pago pelos microfranqueados, mas é administrado pela franquia. Por isso, esteja atento às regras deste item no contrato, como ao valor da taxa e como o dinheiro será utilizado. Auditoria e supervisão A auditoria pode ter duas funções dentro de um contrato de franquias, tanto para dar acesso ao microfranqueado das ações gerenciais do negócio, para que ele possa aplicar as mesmas técnicas em seu negócio, quanto para fiscalizar a microfranquia e verificar se as regras e padrões da rede estão sendo seguidos. Obrigações Além de verificar quais seus deveres no contrato, se esclareça sobre as obrigações da franquia para com a microfranquia e garanta que tudo seja cumprido. Rescisão Você deve saber em quais casos o contrato pode ser rescindido e se é obrigatório o pagamento de multas. Descumprimento de normas pode ser um motivo para a franquia realizar a rescisão. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.
Estar apto para comunicar a situação sob uma perspectiva é a maior ferramenta de motivação. Mas muitas empresas não percebem que a forma de se comunicar é muito importante para o desenvolvimento da empresa. A comunicação requer habilidades de ouvir bem, no caso escute, essa é a melhor forma de se aprender. Conheças alguns aspectos motivadores para uma boa comunicação entres seus colaboradores. Carisma é a melhor e imensurável substância que faz que as pessoas reconheçam e sigam seus líderes. Mas um líder carismático demais pode perder sua moral tão facilmente quanto a adquiriu. Seja um líder de credibilidade, isso diferencia um líder de um animador, acima de tudo mostre uma boa qualidade no seu serviço. Crie sustentabilidade na forma de comunicar-se baseando-se em: Registro de sua trajetória: Esse registro soma todo seu desempenho passado no trabalho; Entusiasmo. O entusiasmo do seu projeto demonstra a seus funcionários seu nível de comprometimento, um entusiasmo autêntico também atua como um poderoso motivador para organizar a sua equipe de trabalho ao redor dos desafios; Ser bem informado: Saiba sobre o que você está falando. Certifique-se que você fala em especial para um grupo de pessoas; Ser relevante: Levante questões que relacionem seu público alvo; Sugestões não verbais: Suas palavras podem estar se referindo a uma questão da sua equipe, porém sua linguagem verbal está falando de outra questão. Mantenha uma boa postura e organização, preste bem atenção nos gestos das suas mãos e outros movimentos corporais, pois eles podem dizer tudo ao contrário do que você acabou de falar. Se sua comunicação é positiva e otimista, sua aparência, seus modos, aquilo que você fala e seu ambiente devem enviar a mesma mensagem, lembre-se disso sempre!
Com a implantação de indústrias no Amapá, o Estado tem se tornado forte em atrativo nos recursos minerais, florestais e produção de alimentos oriundos dos insumos agropecuário e pesqueiro, além da boa localização estratégica para a importação e exportação no comércio exterior. Conheça as principais atividades econômicas de potenciais do Estado do Amapá e escolha a melhor área para atuar nesse mercado amapaense.
A 16ª edição do Festival Brasil Sabor promove a gastronomia amapaense, apresenta pratos inéditos e lança o livro de receitas Guia Gastronômico
O programa oferece soluções para tornar startups referência no mercado, oferece conteúdo e visibilidade para atrair atenção de investidores, empresas e parceria
A Declaração Anual do MEI – DASN-SIMEI é realizada através do Portal do Empreendedor, assim como os demais procedimentos para o Microempreendedor Individual, como inscrição, impressão de boletos, alteração e baixa. A Declaração Anual tem um período para ser transmitida. Ela deverá ser feita entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente. Sendo realizada nesse período a Declaração Anual do Microempreendedor Individual é transmitida e não é gerado nenhum tipo de multa.
Um dos grandes erros das empresas é cortarem o recurso de investimento no marketing, pelo simples motivo de não compreenderem os resultados e as estratégias estão lhe trazendo. Pois bem, para você saber se a sua estratégia está indo bem, a única maneira de comprar os resultados da sua empresa é através da mensuração de resultados. Neste artigo, o Sebrae irá lhe ensinar a: Entender como se faz; Quais são as ferramentas disponíveis. Leia todo o artigo e saiba dos benefícios que essa atividade pode trazer à sua empresa! Saiba da importância da mensuração de resultados na sua empresa A importância da mensuração é para analisar os resultados obtidos com cada investimento, mas ele vai muito além disso. A mensuração de resultados permite A identificação de maneira quantitativa e qualitativa o desempenho de cada ação realizada pela empresa; Embasar a tomada de decisões de ajuste do seu negócio, ou; Até mesmo o cancelamento de uma ação. Para tomar boas decisões, será preciso tomadas com embasamento em números reais e estatísticas sólidas das ações realizadas pela empresa, para lá na frente, não tomar decisões erradas na sua empresa. E como faço para mensurar meus resultados? Tenha claro em mente o que será analisado por você, é fundamental saber quais os objetivos definidos no planejamento. Exemplo: Se você busca aumentar visibilidade no ambiente digital (redes sociais), você utilizará uma métrica para mensurar seus resultados; Se o objetivo for o crescimento nas vendas do seu negócio, será necessário o uso de outra estratégia; O que vai definir qual a métrica de mensuração de resultados será seu o objetivo final; Você precisa conhecer algumas ferramentas disponíveis para avaliar as ações e estratégias. Algumas informações podem ser retiradas das próprias plataformas utilizadas, como: Facebook; Instagram, e; Ferramentas de disparo de e-mail marketing, por exemplo. Quando saber a hora de mensurar meus resultados? Um grande erro que as empresas cometem, é que elas só realizam a mensuração apenas no final do projeto, isso poderá fazer que você perca tempo e dinheiro. O interessante é o acompanhamento de todo processo de desempenho seja realizado de forma cíclica, mesmo que as ações ainda não tenham sido concluídas. Assim, permite sua empresa consiga avaliar se as ações estão alcançando o resultado esperado e, senão, ajustá-las a melhorar o seu desempenho de ação. Uma excelente dica é elaborar bons relatórios Saiba mais Agora você já sabe um pouco mais como realizar a mensuração de resultados do seu negócio! Busque no Portal Sebrae essas e outras diversas soluções para ajudar sua empresa progredir de maneira correta.
Uma agência de marketing digital atua em diversas áreas como: Consultoria estratégica; Planejamento digital; Mídias online; Web site; Portais; Sistemas web; Fábrica de software; Aplicativos mobile; Design/criação digital. Administração das redes sociais, entenda quais serão as vantagens em contratar uma agência de marketing digital. Devido a grande interação com o público, a estratégia de marketing para gerenciar as redes sociais requer além de expertise, paciência, tempo, constância. Nas redes sociais o serviço inclui monitoramento, por meio de ferramentas, de tudo o que está sendo falado sobre sua marca. Este monitoramento quando processado gera relatórios e documentos que servirão como base para organizar as estratégias de sua empresa, auxiliando na descoberta de novos mercados, produtos e serviços, ou até mesmo reverter possíveis reclamações dos consumidores em soluções. Atualmente, a presença nas redes sociais é uma obrigação para as empresas. Quem não está, logo está perdendo. Escolha da agência: A escolha da agência que fará a gestão das redes sociais da sua empresa deve ser feita por meio de processo cuidadoso, é importante analisar os pontos a seguir: Conhecimento teórico e prático; Técnico da equipe; Domínio da atividade do cliente; Criatividade para engajar seguidores; Planejamento e produção de conteúdo relevante e diário; Agilidade e rapidez na apuração dos dados; Raciocínio rápido e jogo de cintura para administrar imprevistos; Processo de Monitoramento, etc.
Neste artigo produzido pelo Sebrae no Amapá, trazemos dicas super importantes para otimizar o seu tempo no trabalho. São com algumas informações de grandes importâncias com pequenas mudanças no seu dia a dia que farão toda a diferença no seu negócio. Veja as nossas 4 dicas e prepare-se para dias bem mais produtivos na empresa. 1 - Planeje-se Esse quesito serve tanto para a criação de um novo negócio ou para andamento de um que já esteja em execução, assim como o planejamento estratégico se faz fundamental em uma rotina de uma empresa. Planeje bem o seu dia; Determinar quais atividades podem ser prioridades; E quais podem ser adiadas, se for necessário. Criando uma boa lista de tarefas, você poderá ajudar bastante na percepção e na organização do trabalho. 2 - Estabeleça metas As metas se dão por tempo, ao definir as metas para sua empresa, estará colocando um tempo determinado para a realização de determinadas tarefas. Exemplo: aumentar a lucratividade da empresa em 18% nos próximos seis meses. Este fator temporal ajudará bastante nesse momento, ele serve como um norte na organização das suas ações da empresa. Desse jeito fica bem mais fácil de alcançar o objetivo quando se determina tempo para cada meta. 3 - Organização das suas atividades Para organizar seu tempo no trabalho, um bom começo é: Organizar as suas atividades; Planejar seu dia de acordo com as prioridades que a empresa necessita. Não faça muitas coisas de uma só vez: Concentre sua atenção e energia em uma tarefa só; Quando concluir, passe logo para a próxima atividade. Com a sensação de meta cumprido, isso vai ser um ótimo combustível para o seu cotidiano. 4 - Aprenda a delegar Para tornar mais eficiente e otimizar o tempo do seu negócio é fundamental você saber delegar e, para isso é preciso: Trabalhar com uma equipe eficiente e capacitada; Não ter medo de passar algumas tarefas para os colaboradores; Confiar e saber aproveitar o melhor da equipe. Desta forma, você conseguirá maior tempo para a realização das atividades fundamentais da empresa e sua equipe ficará cada vez mais confiante e produtiva. Agora é só colocar todas essas mudanças em prática e ter uma rotina cada vez mais profissional e muito mais eficiente no trabalho. Saiba mais Gostou deste conteúdo? Você acha que ele foi útil para você? Se gostou, busque mais assuntos do seu interesse no Portal Sebrae Amapá.
Ter apoio de uma Consultoria de Marketing Digital no seu negócio é a melhor maneira para implementar sua estratégia e alavancar sua empresa para o sucesso. Veja os principais benefícios para contar com a ajuda de uma Consultoria de Marketing Digital: 1 - Conhecimento geral da mecânica do Marketing Digital. Entenda o princípio Marketing Digital: Atrai o tráfego para seu site; Dar aos potenciais clientes uma razão para baixar seus conteúdos ou solicitar orçamentos; Nutri-los com conteúdo para se transformarem em clientes, etc. A consultoria de Marketing Digital, garante que sua estratégia funcione de maneira correta e gere bons resultados ao final do processo. 2 - Sua empresa vai contar com o apoio de uma equipe com experiência no ramo! Uma consultoria de Marketing Digital com consultores experientes em diversas áreas pode oferecer ao seu negócio formas diferentes para obter bons resultados nos mais diversos tipos de mercados. Com a experiência dos consultores, isso será de grande valor quando sua empresa precisar criar táticas para melhorar no retorno de suas ações dos seus negócios. 3 - Contar com um planejamento adequado para sua empresa. Contar com uma consultoria de fora, que seja extremamente dedicada no planejamento que sua empresa necessita será de extrema importância para o desenvolvimento da sua estratégia. 4 - Diminuir os custos nos investimentos Com a ajuda de uma consultoria você reduz os custos com Marketing. Um consultor é estudado para atuar nesse seguimento, diminuindo custos e gerando novos investimentos para sua organização e para obter melhores resultados, sua empresa precisa ter um setor completo com: Redator de conteúdo; Perito em SEO; Gestor de Tráfego pago; Web designer; Analista de mídias sociais, etc. Além do Marketing Digital impulsionar o crescimento dos seus negócios, ele também custará menos do que outras estratégias. Saiba mais Gostou do nosso artigo? Saiba o que mais o Sebrae pode oferecer-lhe e seu negócio, acompanhe as novidades do Portal Sebrae Amapá e busque uma consultoria adequada para seu negócio.
Pensando em como trabalhar com fruto da nossa região? Veja como o Açaí pode te levar ao sucesso. Saiba como trabalhar com essa jóia marajoara e ganhar um bom dinheiro. Conhece o carrinho de açaí? Essa oportunidade de negócio anda ganhando as ruas de grandes centros comerciais e se tornando uma fonte de renda estável e altamente lucrativa. Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí se popularizou no Brasil por volta dos anos 90 e logo ganhou espaço entre os jovens e praticantes de esportes em geral, sendo um negócio lucrativo montar um carrinho de açaí.