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Empreendedorismo

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Veja como divulgar sua empresa

Não pense que pequenos negócios não precisam de publicidade, ela deve ser contínua e focada. Os clientes devem ter uma visão positiva dos seus produtos.

Divulgação

Algumas maneiras de divulgação

Todos os clientes gostam de ser reconhecidos, tudo deve ser rápido e “pelo menor preço”. Faça algo diferente, dê um mimo ao final do processo de compra para seus clientes, eles gostam de se sentirem especiais.

Criar cartão da loja, mas criar aquele em que os clientes joguem fora na próxima lixeira que encontrar. Faça em forma de bloco de anotações e as informações da sua empresa em todas as páginas, os clientes lembrarão de você sempre.

A ordem é, pare de atender clientes que não dão lucro. Se você parar de atender clientes que não dão lucro, você tem mais tempo e recursos para clientes que realmente podem ajudar sua empresa a crescer. Analise bem os dados de lucratividade dos seus clientes e, depois, direcione serviços especiais e propagandas para aqueles que importam.

Faça uma lista de contatos e mande cartas com algo que os clientes querem ler, como uma análise de eventos recentes na sua área, ofertas especiais ou um agrado personalizado (um desconto na próxima compra, por exemplo). Essa correspondência tem que ter valor para quem lê, para refletir o valor dos seus produtos.

A melhor maneira de vender é divulgar.

Participe de feiras e conferências e faça a divulgação do seu negócio. Crie folders interessantes com informações de contato ou encartes com novidades sobre os produtos.

Realize um evento de solidariedade por uma causa que você apoie. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança.

Crie um destino. Uma livraria com uma cafeteria dentro. Por quê? Para que os clientes passem algum tempo lá, em vez de fazer somente uma compra, fazendo isso, você pode atrair público para fazer mais compras.

Por fim, não deixe os clientes escaparem. Faça um esforço para trazê-los de volta. Custa muito menos trazer de volta um cliente insatisfeito ou que não aparece há muito tempo do que atrair um novo. Se você não vê um cliente há algum tempo, mande um e-mail personalizado (esse processo pode ser automatizado) perguntando se está tudo bem. Para um cliente que passou por uma situação ruim, use o telefone, reconheça a situação e pergunte se há
algo que você possa fazer. Um desconto também é bom. Ser gentil com os clientes é a propaganda mais inteligente e barata que você pode fazer.

Por Zilmara Richene Alencar - Analista do Sebrae no Amapá

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