Retina
CRÉDITO

Confira os diversos meios de obter crédito para o seu negócio

Antes de buscar financiamentos de crédito para o seu negócio, procure analisar a real necessidade da sua empresa e garantir meios para um futuro pagamento

O futuro da sua empresa depende de uma boa administração financeira. E é fato que, em certos momentos, o empreendedor pode precisar de crédito. Por isso, é importante saber quais procedimentos e cuidados tomar na hora de buscar um financiamento.




Entender quais são os principais fatores avaliados pelos agentes financeiros para analisar a capacidade de pagamento da empresa e os documentos exigidos para realização de uma operação financeira podem ser determinantes para conseguir um empréstimo.

Prazo de pagamento

Confira abaixo alguns conteúdos para entender melhor o assunto:

O empresário deve tentar casar o cronograma de pagamento com a disponibilidade de dinheiro em caixa com o objetivo de evitar empréstimos e déficits. Esse trabalho deve ser feito por meio do controle de fluxo de caixa, anotando registros diários sobre:

Análise de necessidades

Medidas como o desenvolvimento de um plano de negócios podem ajudar na decisão de tomar ou não um empréstimo. Antes de correr para essa opção, é preciso fazer a si mesmo algumas perguntas para checar se há mesmo a necessidade ou não de financiamento para seu negócio:

  • Por que existe a necessidade do financiamento?
  • De quanto preciso?
  • Como pagar o empréstimo?
  • O autofinanciamento é possível?

A renegociação pode substituir o empréstimo anterior por outro com melhores condições de pagamento.

Nesse caso, a operação tem caráter negocial, visando mudar o perfil da dívida e ajustar o cronograma de prestações das dívidas de curto prazo, bem como de longo prazo, ao fluxo de caixa da empresa.

Um financiamento específico para pagar dívidas não existe. O que existe é a possibilidade de renegociação em caso de dificuldades no pagamento das parcelas

Qual o melhor

Se você é empresário, independentemente do ramo em que atua, deve saber que existem à sua disposição inúmeras linhas de crédito. Porém, frente a tantas ofertas, podem surgir dúvidas como:

  • Onde e quando buscar uma linha de crédito?
  • Quais são os riscos? E as vantagens?
  • Qual o tipo mais adequado para a minha necessidade?

Saiba quais linhas de crédito você pode solicitar às instituições financeiras.

Os bancos solicitam garantias em seus financiamentos para cumprir os normativos do Banco Central, e também como forma de reduzir o risco da operação. As instituições financeiras exigem dois tipos de garantias: reais e pessoais (fidejussórias).

 Em média, as instituições financeiras solicitam algo em torno de 130% em garantias, sobre o valor do financiamento.

Em média, as instituições financeiras solicitam algo em torno de 130% em garantias, sobre o valor do financiamento.

Conteúdos relacionados