Retina
MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

MEI: saiba como fazer a sua declaração anual de faturamento

Os microempreendedores individuais têm como uma das obrigações a entrega da Declaração Anual do MEI. Veja como fazê-la corretamente.

A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento, é uma das obrigações e responsabilidades que o MEI deve apresentar anualmente.

O microempreendedor individual deve informar:

 

Receita bruta total auferida no ano anterior

Receita bruta auferida no ano anterior referente às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual

Se teve empregado durante o período abrangido pela declaração

Faça a sua declaração

Para cumprir com os pagamentos mensais do MEI em dia, é simples:

  • Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Já sou MEI”.
  • Clique em “Pague sua contribuição mensal”.
  • Escolha uma das formas de pagamento: débito automático, pagamento online ou emissão de boleto.


O que acontece quando o MEI não faz sua declaração anual – DASN-SIMEI ou a entrega com atraso?

É muito importante que todas as suas obrigações como MEI estejam em dia, mas caso aconteça algum atraso, o valor da penalidade é de no mínimo de R$ 50,00 ou 2% ao mês-calendário ou fração, incidentes sobre o montante dos tributos decorrentes das informações prestadas na DASN-SIMEI, ainda que integralmente pago, limitada a 20%.

Após o envio da declaração com atraso, a notificação do lançamento e os dados do DARF para pagamento da multa serão gerados automaticamente, constando ao final do recibo de entrega.

Se o pagamento for realizado no prazo de 30 dias, você receberá um desconto de 50% no valor total do boleto gerado. Caso o pagamento não seja feito até o vencimento do boleto, será necessário imprimir novamente o DARF com nova data e valor. Saiba aqui como fazer a reimpressão.

 

Com a Resolução nº 39/2017, o MEI que não estiver em dia com as declarações anuais (DAS-Simei) e as contribuições mensais (DAS-MEI) poderá ter o CNPJ cancelado.

Saiba mais

Conteúdos relacionados