Sebrae: entre em contato, fale conosco | Sebrae
ac am rr pa ap ma pi ce rn pb pe al se ba to mt ro ms go df mg es rj sp pr sc rs
  • RSRio Grande do Sul
  • SCSanta Catarina
  • PRParaná
  • SPSão Paulo
  • MSMato Grosso do Sul
  • RJRio de Janeiro
  • ESEspírito Santo
  • MGMinas Gerais
  • GOGoiás
  • DFDistrito Federal
  • BABahia
  • MTMato Grosso
  • RORondônia
  • ACAcre
  • AMAmazonas
  • RRRoraima
  • PAPará
  • APAmapá
  • MAMaranhão
  • TOTocantins
  • SESergipe
  • ALAlagoas
  • PEPernambuco
  • PBParaíba
  • RNRio Grande do Norte
  • CECeará
  • PIPiauí

Como podemos te ajudar?


Você também pode acessar pelos tópicos abaixo:
  • Como falo com o Sebrae?
    • Quero ajuda do Sebrae

      O Sebrae disponibiliza alguns canais de atendimento com equipes sempre prontas a ajudar. Se precisar de uma orientação entre em contato conosco, através da nossa ferramenta Fale com o Especialista ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800.

      Caso necessite de um atendimento presencial, vá até o final desta página e selecione sua cidade para encontrar o Sebrae mais próximo de você.

       

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

  • Estou com problemas de acesso
    • Minha data de nascimento não confere

      Verifique se o preenchimento está correto, desta forma: dd/mm/aaaa. Caso o erro persista, preencha o formulário Problemas de Acesso, com a data de nascimento correta para verificarmos em nossa base de dados e solucionarmos a sua questão.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Esqueci minha senha. Como consigo uma nova?

      Clique em Esqueci minha senha para receber o link de redefinição no seu e-mail e escolher uma nova senha de acesso, verifique a sua caixa de SPAM, pode ser que chegue por lá. Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, ou se o link não chegar no seu e-mail, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução e enviarmos novo link.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Não consigo concluir o cadastro.

      Confira se todos os seus dados estão corretos e os campos preenchidos. Todos são obrigatórios para a finalização do cadastro. Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para ajudarmos na finalização do seu cadastro.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Não consigo criar uma senha de acesso.

      Por motivos de segurança, não podemos criar uma senha por você e definimos os seguintes critérios a serem seguidos para a escolha da sua senha:

      • Ter no mínimo 6 caracteres;
      • Não conter o nome do usuário;
      • Não conter espaços em branco (Ex: 000 xxx).

       

      Procure combinar letras e números para aumentar a sua segurança. Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Solicitei uma nova senha, mas ela foi enviada para um e-mail que não tenho mais acesso. O que devo fazer?

      Envie uma mensagem através do formulário de Problemas de Acesso informando seu e-mail correto, para alterarmos o seu cadastro e enviarmos o link para redefinição da sua senha. Verifique a sua caixa de SPAM, pode ser que nosso e-mail chegue por lá.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Tento realizar o cadastro, mas aparece a mensagem que meu CPF já está cadastrado. O que devo fazer?

       Isso significa que você já recebeu atendimento do Sebrae em algum momento e seus dados estão cadastrados na instituição. Para resolver seu problema é bastante simples, clique em Esqueci minha senha para receber o link de redefinição no seu e-mail e escolher uma nova senha de acesso, verifique a sua caixa de SPAM, pode ser que chegue por lá. Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • O link para confirmação de cadastro não chegou no meu e-mail.

      Não se preocupe, enviamos um e-mail de boas vindas ao se cadastrar, mas mesmo que não tenha recebido, já pode começar a aproveitar tudo o que temos a oferecer e seja muito bem-vindo(a). Acesse a página de login, digite seu CPF e a senha cadastrada e comece agora! Se tiver alguma dificuldade de acesso ou dúvida, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Não consigo preencher o CEP da minha cidade.

      Nesse caso, tente inserir o CEP geral da sua cidade, nosso sistema aceita essa opção de preenchimento para finalizar o seu cadastro. Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Eu me desvinculei da minha empresa sem querer. O que eu faço agora?

      Não tem problema. Basta clicar em Adicionar Empresa no Meu Perfil e digitar o CNPJ da sua empresa. As informações já estarão salvas e você só precisa se vincular à empresa novamente.
      Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Como cadastro meu CNPJ no meu perfil?

      Para cadastrar a sua empresa é muito simples, basta seguir os seguintes passos:

      • Efetue o login no Portal Sebrae;
      • Na parte esquerda da tela clique em “Meu perfil”;
      • Clique em “+ Adicionar empresa” na parte superior direita da tela;
      • Preencha os dados e clique em “Salvar”.

      Pronto sua empresa estará cadastrada no seu perfil.

      Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

  • Tenho dúvidas sobre MEI
    • Como posso alterar meus dados cadastrais de Microempreendedor Individual?

      É permitido fazer as seguintes alterações de informação cadastral:

      • Alterar o título do estabelecimento (Nome de Fantasia).
      • Excluir o título do estabelecimento (Nome de Fantasia).
      • Alterar o endereço entre municípios do mesmo estado.
      • Alterar o endereço entre estados.
      • Alterar o endereço em um mesmo município.
      • Alterar o número de telefone.
      • Alterar o endereço de e-mail.
      • Excluir o endereço de e-mail.
      • Alterar as atividades econômicas (principal e secundárias).
      • Alterar o capital social.
      • Alterar a forma de atuação.
      • Fazer pedido de baixa. 

      É possível efetuar, no máximo, 8 mudanças de uma única vez no formulário de Alteração de Dados Cadastrais do MEI no Portal do Empreendedor. Caso necessário, faça as alterações em mais de uma etapa. 

      Roteiro para alterar os dados cadastrais no Portal do Empreendedor

    • O que é Microempreendedor Individual (MEI)?

      O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza para exercer uma atividade econômica de circulação de bens e prestação de serviços.

      Para ser MEI, é necessário faturar no máximo R$ 81.000,00 por ano (em média R$ 6.750,00 por mês), não ter participação em outra empresa como sócio nem titular e ter até um empregado.

      Clique aqui e saiba mais.

    • Estou com problemas para me inscrever como MEI. Como podem me ajudar?

      Para se cadastrar como MEI é fundamental que realize o cadastro no site do Brasil Cidadão e que faça sua formalização pelo site do Portal do Empreendedor.

      Clique aqui para acessar o site do Brasil Cidadão e aqui para acessar o Portal do Empreendedor. Caso tenha alguma dificuldade com esses dois portais entre em contato com o Fale Conosco dos respectivos sites reportando o seu problema.

      Para ajudar, temos alguns conteúdos no Portal Sebrae com informações importantes sobre como ser MEI, como textos e um curso online de curta duração totalmente gratuito.

      Clique aqui para acessar os conteúdos ou aqui para conhecer nosso curso.

      Se precisar de mais alguma orientação entre em contato conosco, sugerimos que acesse a nossa ferramenta Fale com o Especialista ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800 que uma equipe pronta a ajudar orientará quanto à sua questão.

      Caso necessite de um atendimento presencial, vá até o final desta página e selecione sua cidade para encontrar o Sebrae mais próximo de você.

       

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Estou com problemas para fazer o download do emissor de NF-e. O que devo fazer?

      Com a substituição da versão 3.10 pela 4.0.1 do emissor de nota fiscal eletrônica do Sebrae, é necessário fazer um novo download. Para isso, acesse: http://emissores.sebraesp.com.br e execute o passo a passo disponível logo no começo da página, com todas as informações de instalação.

      É recomendado que sejam utilizados os sistemas operacionais Windows 7, 8 ou 10. E que o Java do seu computador esteja atualizado e com o endereço "http://emissores.sebrae.com.br" inserido na lista de exceções. Caso tenha dúvidas sobre vincular o certificado digital, veja o vídeo: https://youtu.be/ShuIYYQvmso

      Se mesmo assim ainda tiver com dificuldades, preencha o formulário de Problemas de Acesso, relatando o seu problema, para orientarmos com a solução.

       

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

  • Tenho dúvidas sobre os cursos online
    • Como imprimir certificado de curso online?

      Para imprimir seu certificado é simples. Acesse seu perfil no Portal do Sebrae, clique aqui para acessar a página de login e entrar no seu perfil. Na parte superior direita da página há um banner chamado “Certificado Cursos Online”, clique no ícone “Baixe aqui”, insira novamente seu CPF e sua senha do Portal, você será redirecionado para nosso ambiente virtual de aprendizagem. Na parte superior esquerda clique no ícone “Meus certificados” e escolha qual deseja imprimir.

      Outra maneira é acessar diretamente o ambiente virtual de aprendizagem. Clique aqui para fazer seu login, logo após no ícone “Meus certificados” e escolha qual deles deseja imprimir. Lembramos que para conseguir imprimir seu certificado é necessário ter 100% de acesso no curso e participar da pesquisa de satisfação.

      Sempre que precisar tirar dúvidas sobre algo relacionado aos cursos ofertados no SEBRAE EaD, você pode entrar em contato diretamente com a Central de Ajuda, via chat ou pelo telefone (61) 3771-2450. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

       

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

    • Onde posso tirar dúvidas sobre os cursos online?

      Você pode conseguir informações sobre nossos cursos online na nossa página dos cursos EaD disponível no Portal Sebrae. Acesse a página clicando aqui e navegue por todo o ambiente para escolher a oferta que melhor atenda à sua necessidade.
      Você também pode receber atendimento da Central de Ajuda do EaD via chat ou telefone (61) 3771-2450. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
      Todos os nossos cursos online são gratuitos e possuem certificado de conclusão, para conseguir imprimir seu certificado é necessário ter 100% de aproveitamento do curso e participar da pesquisa de satisfação.

      O conteúdo foi útil para você? Sim Não

      Não encontrou a resposta para seu problema? Envie-nos uma mensagem.

      * Campos obrigatórios.

Entre em contato

Sebrae no seu estado

Se você deseja enviar sugestões, críticas, denúncias, elogios, reclamações, entre em contato com a ouvidoria: Fale com a ouvidoria