Tue Oct 01 16:33:15 BRT 2019

Inovação

Ver segmentos
Retina
DESIGN

Rede varejista investe em design de ambientes ao ampliar atuação

A Castro Naves, líder mineira em suprimentos corporativos, apostou no design para a criação de um novo canal de vendas e expansão do seu modelo de negócio.

Ampliação de modelo

Projetos de design são fundamentais quando se está começando um negócio do zero, mas também são essenciais quando uma empresa evolui ou modifica sua atuação.

Essa foi a necessidade percebida pela Castro Naves, rede varejista de suprimentos empresariais de Uberlândia, mesmo já sendo líder de segmento em sua área de atuação na região. 

Com 26 anos de mercado, a empresa abastece corporações em um raio de 500 km da cidade, o que lhe conferiu um papel fundamental na cadeia de distribuição local.

Ao planejar a expansão do seu modelo multicanal, que conta com lojas físicas, loja virtual, televendas e consultores externos, um desafio surgiu para o negócio: após anos de entregas inovadoras para grandes empresas, o novo modelo propunha alcançar também os pequenos empreendimentos e os profissionais liberais. 

O desenho do novo canal

A solução estratégica para essa demanda foi a criação de um novo canal: as lojas auto-serviço, com o propósito de oferecer uma experiência de compras altamente satisfatória.

Ficou clara, nesse momento, a necessidade de se investir em design para renovar o projeto das lojas, o que culminou com a contratação de uma consultoria em design de ambientes pelo Sebrae em Minas Gerais.

A gerente da rede, Karina Hara, contou que as principais modificações passaram por alterações no layout do ponto de venda, de forma a garantir o conforto do cliente. (Veja o antes e o depois na galeria de imagens abaixo.)

Segundo ela, os detalhes do projeto traduzem justamente uma adequação à proposta de valor da Castro Naves e ao cliente final, requisitos bastante reforçados pela empresa à equipe do projeto.

E o resultado final não podia ter sido melhor: houve um aumento considerável nas vendas e na rentabilidade dos produtos. O investimento permitiu alcançar o novo público almejado, que carrega consigo um grande potencial de consumo.

Para Karina, o aumento nas vendas é a evidência de que o design é estratégico para um negócio. Ao indicar que outros empresários também invistam na área, ela justifica: “Um bom design traz credibilidade e agrega valor”.

Fonte: Sebrae Minas Design

Veja as fotos

Imagens
5 fotos

Saiba mais

  • Conheça a importância do design para os negócios.
  • Faça o autodiagnóstico de design e conheça como anda a sua empresa no que se refere à gestão de design.
  • Veja exemplos de aplicação e utilização bem sucedidas do design no comércio.
  • Acesse o programa Sebraetec do Sebrae, que oferece consultoria e soluções especializadas em diversas áreas do design, entre eles o design de ambientes.
Conteúdos relacionados