Thu Aug 15 15:06:27 BRT 2019

Empreendedorismo

Retina
ABERTURA DE EMPRESA

Tudo sobre ramos de atividades e como escolher o seu

Ramos? Atividades? O que vem primeiro e como combiná-los? Descubra agora!

Ramo de atividade: qual é o seu?

O ramo de atividade é o que define a área em que a sua empresa irá atuar. É por isso que podemos dizer que ele ajuda a definir, também, o seu produto ou serviço. Pode-se afirmar, ainda, que o ramo de atividade é a primeira escolha a ser feita quando se decide abrir uma empresa.

Muitas vezes ele é definido, inclusive, bem antes da decisão de empreender: o empreendedor gosta de uma atividade ou tem afinidade com alguma área ou bom conhecimento técnico e daí surge a percepção da ideia empreendedora.

No mundo dos negócios, o resultado ideal é aquele que está mais próximo do equílibrio, sempre.

Os ramos tem várias subcategorias que ajudam na definição específica. Por exemplo: você pode abrir uma empresa industrial, comercial ou de prestação de serviço. Dentro dessas atividades, é possível escolher um ramo específico. Para fazer uma demonstração, na atividade industrial você pode abrir uma gráfica, uma metalúrgica ou produzir bebidas.

O que vem antes, o ramo ou a atividade? Se você se encontra, agora, no momento da escolha pelo ramo de atividade, vamos te auxiliar a encontrar o ramo ideal para a sua atividade. Ficou confuso? A gente explica!

Ramos

  • Empresas industriais: são aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos.

 Fábrica de móveis artesanais;

 Fábrica de roupas;

 Fábrica de esquadrias;

 Fábrica de computadores.

  • Empresas comerciais: são aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – no caso do comércio varejista – ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista – comércio atacadista.

 Restaurante;

 Supermercado;

 Atacado de laticínios;

 Armarinho;

 Loja de ferragem.

  • Empresas de prestação de serviços: são aquelas onde as atividades não resultam na entrega de mercadorias, mas da oferta do próprio trabalho ao consumidor.

 Lavanderia;

 Cinema;

 Hospital;

 Escola.

Atividades

Dentro das atividades existem vários ramos que podem ser explorados por uma empresa, como por exemplo:

 

  • gráfica;
  • calçado;
  • vestuário;
  • bebidas;
  • mobiliário;
  • couros;
  • metalurgia;
  • mecânica.

 

  • veículos;
  • tecidos;
  • combustíveis;
  • ferragens;
  • roupas;
  • acessórios.

  • alimentação;
  • transporte;
  • turismo;
  • saúde;
  • educação;
  • lazer.

Para auxiliar na sua escolha

Ter preferência pelo ramo de atividade é uma boa forma de antecipar a satisfação em desempenhar uma atividade nela. Não é mesmo? Da mesma forma, é interessante que você tenha conhecimento do ramo ou da atividade que irá escolher, porque é quase impossível conseguir gerir um negócio sem ter nenhum conhecimento sobre ele.

As empresas nascem para atender a uma demanda de um público consumidor. Sendo assim, é prudente encomendar uma pesquisa de mercado para conhecer que público é esse e se ele existe para a sua ideia.

Outra recomendação é estar atento à concorrência, bem como saber qual o investimento necessário e qual valor que você tem para abrir o seu negócio. Aliás, no mundo dos negócios, o resultado ideal é aquele que está mais próximo do equilíbrio, sempre.

Conteúdos relacionados