Wed Sep 11 11:34:56 BRT 2019

Pessoas

Retina
RECRUTAMENTO DE PESSOAL

Recrutamento e seleção: entenda a importância de ambos para a empresa

Formar boas equipes e valorizar talentos são posturas essenciais para manter o seu negócio competitivo e com alto nível de qualidade

Apesar da tecnologia estar aí para nos ensinar cada vez mais sobre a eficiência das máquinas, elas ainda estão sendo conduzidas por pessoas. E, no fim das contas - e até no início delas - são as pessoas que fazem com que uma empresa vá ou não para frente.

Escolher a pessoa certa para ocupar um cargo na empresa é fundamental. O que se quer são colaboradores que farão toda a diferença dentro da organização. 

Além de elaborar um plano de negócios eficiente, todo empreendedor precisa conciliar seus produtos e/ou serviços dentro da sua área de atuação; e saber lidar, ainda, com uma exclusividade que faz toda a diferença em qualquer empreendimento: gente.

Uma tarefa que pode até ser delegada, mas que igualmente precisará ser bem realizada. Afinal, o futuro da empresa pode depender do desempenho dela.

Neste conteúdo, você lerá sobre:

  • Recrutamento e seleção;
  • Etapas para auxiliar no recrutamento; 
  • Tempo de contratação.

Recrutamento e seleção

Todo gestor precisa estar de olhos muito abertos na famosa hora do recrutamento e da seleção de futuros colaboradores. Escolher a pessoa certa para ocupar um cargo na empresa é fundamental. O que se quer são colaboradores que farão toda a diferença dentro da organização. Mas quem são eles e onde estão?

Recrutamento e seleção são coisas diferentes, sabia?

Recrutar
É buscar no mercado candidatos com qualificação ou com potencial para ocupar uma vaga em aberto, para a realização de um processo seletivo.

Selecionar
É fazer a análise dos candidatos e a escolha dos que apresentam as melhores condições, dentro do perfil e das competências definidas, para ocupar a vaga.

Como acertar?

Não tem como você acertar no recrutamento se não conhecer bem a empresa e o cargo disponível. Apenas assim é possível selecionar o melhor perfil para a vaga e para complementar a equipe.

A tarefa de recrutar é uma das mais fáceis do processo seletivo. Afinal, sempre há alguém querendo trabalhar. O desafio está em realizar uma divulgação efetiva que favoreça a escolha do melhor profissional.

Depois do recrutamento, o próximo passo é selecionar o profissional em destaque, ou seja, aquele que está mais intimamente ligado com as necessidades do cargo. O gestor de pessoas precisará estar atento para acertar na escolha.

As etapas

As etapas para auxiliar no recrutamento são bastante específicas e úteis.

Etapas para auxiliar no recrutamento
O gestor de pessoas precisará analisar:

  • Cargos;
  • Necessidades da empresa;
  • Quantidade de etapas que vai utilizar;
  • Complexidade dessas etapas;
  • Aplicação de instrumentos (entrevistas não estruturadas e estruturadas, busca de referências, provas de conhecimentos ou de capacitação, testes de personalidade, testes de habilidade cognitivos, testes de desempenho e integridade e aplicação de técnicas de simulação).

Tempo de contratação
O tempo de contratação pode ser diferente a cada nova necessidade da empresa e pode variar conforme a urgência - ou não - para ocupar a vaga. Mas independentemente da circunstância, um bom gestor de pessoas se preocupa com o tempo para contratação de um novo integrante de sua equipe. Isso quer dizer que no processo de seleção ele conhece:

  • Prazo;
  • Custos;
  • Etapas.

Depois de feito o recrutamento e seleção que melhor combinam com a necessidade da empresa, é só comemorar os resultados.

Saiba mais

Gostou de se informar sobre a importância do recrutamento e seleção para o futuro da empresa? Se você quiser acessar outros conteúdos, é só dar uma navegada em nosso portal.

Conteúdos relacionados